PUBLICIDADE

Proteja sua salada dessa avalanche de calorias

Alguns ingredientes transformam seu prato light numa bomba

De nada adianta investir nas saladas para matar a fome e manter o ponteiro da balança em dia, se, no prato, você incluir ingredientes que transbordam calorias. "Um dos erros mais comuns de quem aposta nas saladas é achar que as folhosas, como alface, almeirão, rúcula e agrião, neutralizam as calorias dos outros ingredientes que compõem o prato", alerta Roberta Stella, responsável pela equipe nutricional do Dieta e Saúde.

A especialista afirma que uma porção generosa de folhas acompanhada de tomate, legumes e regada com um fio de azeite são suficientes para montar uma salada que antecede a refeição principal. Quem, em vez de fazer da salada a entrada para as refeições, faz dela o prato principal, acaba pecando por acreditar que pode abusar dos ingredientes na hora de compor a salada.

Segundo Roberta, a salada que substitui refeições precisa conter, além das folhosas, fontes de proteínas, carboidratos e gorduras boas. Mas isso não significa ingredientes à vontade. Além da quantidade, atente à qualidade nutricional dos acompanhantes das suas folhas. A nutricionista do Minha Vida montou uma lista dos ingredientes que você deve banir da sua salada ou maneirar na hora de encher o prato.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bacon frito

salada com bacon - Foto Getty Images
salada com bacon - Foto Getty Images

Você deveria riscá-lo não só da sua salada, mas de todo o seu cardápio. Rico em gordura saturada, colesterol e calorias, o bacon está entre os maiores vilões da boa alimentação e da saúde.

Calorias em 1 fatia de bacon (15 g): 99 kcal

Azeitona

colher cheia de azeitonas - Foto Getty Images
colher cheia de azeitonas - Foto Getty Images

Apesar de ser considerada um alimento do bem pelas doses de gorduras boas que oferece, o consumo da azeitona, na maioria dos casos, é excessivo. Para não arriscar, o melhor a fazer é substituí-la pelo azeite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Calorias em 1 unidade de azeitona: 13 kcal

Batata palha

pote com batata frita - Foto Getty Images
pote com batata frita - Foto Getty Images

Embora forneça uma quantidade calorias significativas, o ingrediente não faz parte do time de alimentos mais prejudiciais em uma salada incrementada. O problema da batata palha gira em torno de seu preparo. Seu corte faz com que ela absorva muita gordura, durante a fritura.

Calorias em 1 colher de sopa de batata palha: 56 cal

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Queijos amarelos

tábua com queijos amarelos - Foto Getty Images
tábua com queijos amarelos - Foto Getty Images

Ricos em gordura saturada e colesterol, eles fazem da sua salada uma bomba calórica, que pode detonar sua saúde.

Calorias em 1 colher de queijo parmesão ralado (10 g): 43 kcal

1 fatia de queijo tipo gorgonzola (30 g): 120 kcal

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1 unidade de mussarela de búfala (30 g): 90 kcal

Molhos à base de maionese

colher de maionese - Foto Getty Images
colher de maionese - Foto Getty Images

Molhos prontos à base de maionese são ricos em calorias. Se a intenção é montar uma salada magra, prefira azeite e ervas in natura para temperar.

Calorias em 1 colher de sopa de molho rose (13g): 46 kcal

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1 colher de sopa de molho de queijo (15g): 80 kcal

Ovos

salada com ovos cozidos - Foto Getty Images
salada com ovos cozidos - Foto Getty Images

Ao colocá-los no prato, você vai garantir boas doses de proteínas. Porém, os ovos também oferecem boas doses de colesterol, principalmente as gemas. Na hora de incluir proteína nas saladas, prefira filé de frango grelhado ou kani.

Calorias em 1 unidade de ovo de codorna: 16 kcal

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1 unidade de ovo de galinha: 71 kcal

Croutons

salada com croutons - Foto Getty Images
salada com croutons - Foto Getty Images

Tontes de carboidratos simples, aqueles que não são os mais indicados para quem está de dieta, já que se transformam em açúcar, os croutons ainda contêm bastante gordura. Isso porque, normalmente, são assados com óleo.

Calorias em 1 porção de croutons: 120 kcal

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sinal vermelho

salada - Foto Getty Images
salada - Foto Getty Images

Se você ainda não está convencido a barrar tais tentações da salada, Roberta dá alguns exemplos de combinações que resultam em muitas calorias. Um prato de folhas com duas fatias de bacon, um ovo e duas colheres de sopa de queijo parmesão somam 370 calorias. Já a combinação de folhas, três ovinhos de codorna e duas colheres de sopa de molho rose fornecem 215 calorias. Enquanto o valor calórico de folhas com uma porção de croutons, 2 colheres de sopa de batata palha e duas fatias de bacon rendem 445 calorias.