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Sete dicas para ultrapassar a Páscoa sem engordar

Sabendo controlar a gula, dá para comer chocolate e bacalhau sem ganhar peso

Adoro chocolate. Os brancos são meus favoritos: a boca enche de água só ao imaginar aquela massinha doce e macia começando a derreter... Na Páscoa, as tentações estão por todos os lados. No supermercado, as prateleiras transbordam com ovos lindos e brilhantes. Aquela amiga manda e-mails, oferecendo produtos caseiros e eu aqui, suando para manter minha dieta.

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Se a tortura é parecida no seu caso, melhor respirar fundo e tentar se controlar antes que o estrago seja feito. Para evitar exageros, separei uma série de dicas que sempre me ajudam quando preciso segurar meu destempero. Espero que elas também sejam úteis quando pintar aquela mousse linda na mesa e você precisar resistir.

Mas, se precisar de uma forcinha extra, conte comigo e com toda a equipe do Dieta & Saúde. Juntos, vamos vencer mais este desafio e alcançar o peso ideal sem deixar que nenhum tabletinho abale nossa convicção. Boa Páscoa e até a próxima.

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Roberta Stella, nutricionista.

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Comece pela salada

mulher comendo salada - Foto Getty Images
mulher comendo salada - Foto Getty Images

No almoço de Páscoa, inicie a refeição com um prato recheado de saladas e legumes cozidos. Esses alimentos apresentam baixa quantidade calórica e são ricos em fibras que dão maior sensação de saciedade. Tempere as saladas com azeite, limão, vinagre. O azeite é rico em calorias e, por isso, tenha moderação. Para acrescentar mais sabor, utilize frutas picadas como, por exemplo, maçã, laranja e manga.

Carnes

prato com peixe e batatas - Foto Getty Images
prato com peixe e batatas - Foto Getty Images

Opte por carnes mais magras como o filé mignon, lagarto, peixes, aves (sem a pele). Retire a máxima quantidade de gordura visível do alimento. A bacalhoada é rica em calorias. Uma porção média apresenta 170 kcal. Assim, se for irresistível, controle a quantidade ingerida.

Acompanhamentos

salmão com arroz branco - Foto Getty Images
salmão com arroz branco - Foto Getty Images

Como acompanhamento, evite as massas com molhos ricos em gorduras como quatro queijos e branco. Dê preferência para as massas com molho de tomate ou então ao clássico arroz branco ou integral.

Sobremesa

Idoso comendo salada de frutas - Foto Getty Images
Idoso comendo salada de frutas - Foto Getty Images

Para a sobremesa, a melhor opção é as frutas. Evite doces muito elaborados como mousse, tortas e bolos, pois acrescentam muitas calorias à sua refeição.

Durante a ceia

família fazendo uma refeição - Foto Getty Images
família fazendo uma refeição - Foto Getty Images

Não repita a refeição, controle a quantidade dos alimentos ingeridos e opte sempre pelas preparações menos calóricas. Lembre-se também de não pegar um pouco de tudo que for servido, escolha a preparação de sua preferência e coma apenas aquilo.

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Chocolate

três bombons - Foto Getty Images
três bombons - Foto Getty Images

É quase impossível ficar ileso a um ovo de Páscoa. Nessa hora, o controle é fundamental. Mas é possível passar sem que a alimentação corra algum risco. Se você está determinado a eliminar os quilos a mais, avise as pessoas que podem dar algum ovo de Páscoa. Diga que, nesse momento, a melhor opção é o ovo menor e menos calórico - lembrando que o chocolate diet é tão calórico quanto os tradicionais (ao leite, meio amargo). Não caia na armadilha de escolher o diet pensando que com ele o estrago será menor.

Não coma um ovo inteiro ou uma caixa de bombom em um único dia! Comer pequenas quantidades nos dias próximos da Páscoa diminuirá o risco de desistir da dieta. Se ganhou muitos ovos ou se ele for o maior, divida-os com as pessoas. Não coloque o esforço e a determinação a perder só por causa do chocolate. Se percebeu que está exagerando, pare! Não é porque exagerou em um momento do dia que deverá exagerar o dia inteiro.

Previna-se

mulher correndo no parque - Foto Getty Images
mulher correndo no parque - Foto Getty Images

Se esse período do ano é crucial para você e algum exagero é certo de ocorrer, uma semana antes, aumente um pouco a restrição calórica da alimentação. Além disso, determinar uma rotina de exercícios é importante para aumentar o gasto calórico e, assim, minimizar os prejuízos que o excesso alimentar trará.