PUBLICIDADE

Comer brócolis pode combater o câncer de mama

Vegetais como couve-flor e couve de Bruxelas apresentam o mesmo efeito

Mais um bom motivo para incluir brócolis na dieta: pesquisadores da Universidade de Vanderbilt (EUA) descobriram que o consumo de vegetais crucíferos, como brócolis e couve-flor, pode ajudar no combate ao câncer de mama. O estudo envolveu cerca de 5.000 mulheres chinesas com idades entre 20 e 75 anos que foram diagnosticados com qualquer estágio de câncer de mama entre 2002 e 2006.

Essas mulheres preencheram questionários detalhados sobre seus hábitos alimentares no início do estudo, outro após 18 meses e um terceiro 36 meses mais tarde. As mulheres foram divididas em três grupos, conforme a quantidade de vegetais crucíferos consumida por dia - 150 gramas, 100 gramas e 54 gramas de vegetais por dia.

Cerca de cinco anos após o diagnóstico, as mulheres que comeram 150 gramas de vegetais crucíferos por dia eram 42% menos propensas a morrer por câncer de mama e 58% menos propensas a morrer por qualquer outra causa, em comparação com as mulheres que ingeriram as menores quantidades de brócolis e couve-flor. Além disso, o maior consumo de brócolis também pode diminuir em 19% as chances de o câncer de mama voltar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo os pesquisadores, esses vegetais contêm grandes quantidades de compostos chamados glucosinolatos, que apresentam propriedades anticâncer. Eles recomendam o consumo de pelo menos uma xícara aproximadamente por dia ? o equivalente a 150 gramas.

Aproveite sete benefícios dos brócolis

Tem gente que torce o nariz só de olhar para eles, mas a quantidade de nutrientes que os brócolis fornecem é um bom incentivo para mudar de ideia e incluir o vegetal na dieta. "Ele é ótima fonte de ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas A e C", afirma a nutricionista clínica e esportiva Myrla Merlo, da clínica Da Matta Fisio, em Belo Horizonte. Diversos estudos científicos apontam os benefícios dos brócolis à saúde: proteger o coração, melhorar o funcionamento do intestino e até reforça a imunidade estão na lista. Confira a seguir.

Mais imunidade

"Em 100 gramas de brócolis cozidos, há aproximadamente 50 mcg de ácido fólico ou vitamina B9", afirma a nutricionista Ingrid Bigotto, da Oligoflora SPA. Segundo ela, há estudos apontando a ação dessa vitamina na regulação das concentrações de homocisteína - quando esse aminoácido está presente no sangue, em grandes concentrações, aumenta o risco de doenças cardíacas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"O ácido fólico também é importante para garantir uma gravidez saudável, melhorar a imunidade do organismo, beneficiar o sistema nervoso e permitir o bom desenvolvimento das células sanguíneas, ou seja, evitar a anemia", afirma a nutricionista Myrla.

Menos complicações do diabetes

Especialistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, apontam mais um benefício do sulforafano: produção de enzimas que protegem os vasos e de moléculas capazes de reduzir danos causados às células pelo excesso de açúcar. A descoberta interessa, especialmente, os pacientes com diabetes, vítimas de danos aos vasos sanguíneos.

Pulmão protegido

Mais um ponto para o sulforafano: eliminar bactérias que afetam os pulmões. Um estudo publicado na revista americana Science Translational, feito no Universidade Johns Hopkins (EUA), constatou que os brócolis são capazes de melhorar a condição de pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) ao ajudar os pulmões na eliminação de substâncias nociva.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fora gastrite!

De acordo com um estudo publicado na revista Cancer Prevention Research, o sulforafano dos brócolis reduz o nível de infecção pela bactéria Helicobacter pylori. Esse microorganismo infecta a mucosa do estômago e pode provocar úlcera, gastrite e até mesmo câncer de estômago.

Cérebro saudável

Especialistas do US National Institute on Aging observaram que adultos habituados a consumir, pelo menos, 400 microgramas de ácido fólico por dia tinham um risco 55% menor de desenvolver Alzheimer. Cientistas da Dundee University (Reino Unido) também acreditam que o sulforafano do brócolis pode ajudar o cérebro a se manter ativo e em ótimo funcionamento com o avanço da idade.

Prevenção e combate de artrite

Artrite é uma inflamação em uma ou mais articulações, causada pela quebra da cartilagem que as protegem. Especialistas da Universidade de East Angliaum, na Inglaterra, incentivam o consumo de brócolis para ajudar a prevenir e tratar esse problema, uma vez que o sulforafano pode diminuir essa destruição da cartilagem. Embora o sulforafano também seja encontrado em outros vegetais, como couve-flor e repolho, está em maior concentração nos brócolis. "A quantidade encontrada nesse vegetal varia de 214mcg/g a 499mcg/g", afirma a nutricionista Myrla.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)