Sono do bebê: quantas horas, lugar ideal e música para dormir

Aprenda qual a melhor forma de fazer o pequeno dormir

O sono do bebê é fundamental para que ele se desenvolva de forma saudável. Isso porque é durante o sono que ocorre o amadurecimento das habilidades sociais, memória e crescimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bebês dormem a maior parte do dia. Por isso, o sono do bebê merece atenção dos pais. Conversamos com pediatras e esclarecemos as dúvidas mais comuns de quem teve um filho recentemente.

Quantas horas um bebê deve dormir?

Os pediatras consultados concordaram que as horas de sono que um bebê dorme variam, assim como varia o momento em que o bebê deixa de acordar durante a noite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, segundo a americana National Sleep Foundation, há algumas faixas saudáveis para cada período.

Recomendado: Pode ser apropriado: Não recomendado:
De 0 a 3 meses: 14 a 17 horas 11 a 13 horas ou 18 a 19 horas Menos de 11 horas ou mais de 19 horas
De 4 a 11 meses: 12 a 15 horas 10 a 11 horas ou 16 a 18 horas Menos de 10 horas ou mais de 18 horas
De 12 a 24 meses: 11 a 14 horas 9 a 10 horas ou 15 a 16 horas Menos de 9 horas ou mais de 16 horas

Onde o bebê deve dormir

O ideal é que o bebê tenha um berço só seu, que até o primeiro ano permaneça no quarto dos pais, principalmente até os seis meses. Segundo a Academia Americana de Pediatria, deixar o bebê dormir no quarto dos pais, mas em uma cama separada, previne 50% da morte súbita na infância que ocorreria ao deixar o bebê dormindo na cama dos pais. Entre as causas de morte súbita, estão o sufocamento e estrangulamento que ocorrem caso os pais rolem por cima dos bebês, por exemplo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Fazer o bebê adormecer balançando-o em um carrinho não deve ser a rotina de sono da criança. No entanto, quando isto acontece, o banco deve estar deitado. Além disso, é importante avaliar se, com o crescimento do bebê, ele continua tendo um espaço adequado.

Já a cadeirinha de carro tem o problema de ter formato de concha, que não permite que o bebê fique deitado. Esta posição não é anatômica e pode acabar dificultando a respiração do pequeno. "A barriga do bebê é muito protusa, enquanto os músculos ainda são flácidos. Assim, ele não consegue segurar o tronco e acaba comprimindo o pulmão", explica o pediatra Gustavo Moreira, da Associação Brasileira do Sono.

Roupas para o bebê dormir

Os bebês precisam dormir com roupas confortáveis que os deixem com liberdade de movimento e, portanto não sejam muito apertadas. É também importante se atentar para a temperatura. Não é para deixá-lo passando frio, mas o excesso de roupas em dias que não está tão frio assim pode prejudicar também.

As touquinhas devem ser deixadas apenas para quando o pequeno estiver na rua. "O bebê não controla bem a temperatura, nem pra mais nem pra menos. O couro cabeludo é importante pra trocar a temperatura do ambiente", explica Gustavo Moreira.

Música para o bebê dormir

O ideal é que o bebê adormeça naturalmente, sem estímulos externos. Para preparar o ambiente antes da hora de ele adormecer, porém, os pais podem optar por deixar uma música calma.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O som a que um bebê recém-nascido está mais acostumado é a voz de sua mãe, pois acompanhou durante toda sua gestação. Por isso, conversar com seu filho ou cantar alguma música pode ser uma opção caso ele não esteja caindo no sono no silêncio.

Luz para o bebê dormir

O bebê deve dormir no escuro, já que a luz promove a inibição da melatonina, hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano com a função de indução ao sono. Para auxiliar os pais a se movimentarem pelo ambiente enquanto o pequeno está dormindo, o pediatra Renato Santos Coelho sugere uma iluminação de assoalho ou de piso, como as das salas de cinema.

Clarissa Bueno, neuropediatra responsável pelo Núcleo de Distúrbios do Sono do Sabará Hospital Infantil, chama atenção dos pais para que evitem especialmente o espectro de luz azul, já que ele promove a inibição da secreção de melatonina.

Posição para o bebê dormir

O bebê deve dormir de barriga para cima, pois esta posição evita muitos casos de morte súbita em decorrência do sufocamento.

Outra vantagem da posição, segundo Renato Santos Coelho, médico responsável pelo Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), é que nesta posição ele respira melhor, usando os dois pulmões, reduzindo a chance de fazer uma apneia durante o sono.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Se o receio é que ele possa regurgitar, os pais podem elevar a cabeceira para diminuir esse risco.

Sinais de que um bebê não está dormindo bem

Alguns sinais podem indicar que um bebê não está dormindo bem. Eles podem ser notados durante o sono ou até no período em que ele fica acordado. Entre estes, estão:

Remédio natural para o bebê dormir

Se bebê não está dormindo bem, muitos pais pensam em recorrer a remédios naturais. No entanto, os pediatras não indicam esta opção, já que não há evidências científicas de sua eficácia

Além disso, é preciso investigar junto ao pediatra o motivo para que o bebê não esteja dormindo naturalmente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"O distúrbio do sono de um bebê não pode ser visto como um sintoma que deva ser resolvido a qualquer preço. É um sintoma bem complexo", explica o pediatra Renato Coelho.

O pediatra Gustavo sugere que uma rotina bem estabelecida, com horário regular para dormir, mamar e tomar banho, pode ser certeiro para que o sono do bebê aconteça da melhor forma.

Chás para o bebê dormir

Não é recomendado dar chás para estimular o sono do bebê, de acordo com os pediatras consultados. Além de não haver evidências científicas destes benefícios em bebês, há alguns chás escondem efeitos estimulantes.

Acima de tudo, antes dos seis meses o bebê deve estar em aleitamento materno exclusivo, o que exclui estas bebidas do cardápio.

Fontes:

Gustavo Moreira, pediatra da Associação Brasileira do Sono

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Clarissa Bueno, neuropediatra responsável pelo Núcleo de Distúrbios do Sono do Sabará Hospital Infantil

Renato Santos Coelho, médico responsável pelo Comitê de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS)

Academia Americana de Pediatria

Fundação Nacional do Sono