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Veja como fazer compras no mercado sem destruir a dieta

Colocar no carrinho só o que está na lista é uma boa saída

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Resistir à gula e ao impulso consumista na hora das compras no supermercado não é fácil. Gôndolas perfeitamente organizadas e produtos lindamente embalados podem transformar-se em assombrações para quem está de dieta. Mas algumas atitudes podem evitar que as compras pareçam uma sessão de tortura.

A empresária Valdete Silva, de 44 anos, desenvolveu algumas técnicas pessoais para fugir das prateleiras cheias de tentações. De acordo com ela, o primeiro passo é anotar tudo o que precisa em casa. "O que não entrou na lista não entra no carrinho" é a sua filosofia. E o planejamento da compra é bem pensado. "Doces e refrigerantes só são incluídos se tenho algum evento especial ou visita".

Além disso, ela programa várias idas ao supermercado por semana porque levar mais comida significa consumir mais. "Eu não estoco nada. Quando vou fazer alguma receita especial, compro os ingredientes na medida para que as sobras não fiquem no armário dando sopa depois". Outra vantagem é que acaba sempre consumindo alimentos mais frescos.

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Saiba o que comprar no supermercado - Foto: Getty Images
Saiba o que comprar no supermercado - Foto: Getty Images

A regrinha básica de não fazer compras com fome é seguida por Valdete e aprovada pela nutricionista do Minha Vida Roberta Stella. "Famintas, temos mais dificuldade para resistir aos petiscos e outras bobagens", diz. Valdete conta que se, por acaso, não comeu antes de ir ao supermercado, dá uma parada na cafeteria e faz um lanche. "Daí, para esperar a saciedade chegar, vou primeiro olhar a seção de tapetes, toalhas e utensílios domésticos".

Em um dia normal, ou seja, quando vai sem fome ao mercado, a empresária costuma iniciar os trabalhos pela seção de frutas e verduras. Ela capricha na quantidade desses itens e procura variar nas escolhas, o que ajudou a descobrir o gosto pelo inusitado quiabo. "Quando chego na parte das besteiras, meu carrinho está cheio e concluo que já estou levando o suficiente".

Verificar os rótulos dos alimentos também é importante, segundo a nutricionista. As informações contidas neles servem como guia para o objetivo de cada um. "Eu olho a quantidade de calorias, carboidratos e proteínas para ver o que é mais saudável e engorda menos", afirma Valdete. Alimentos leves e integrais são sempre as melhores opções.

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Para ajudar você a fazer supermercado sem comprometer o sucesso do regime, Roberta montou um roteiro com indicações de produtos a serem consumidos, trocados e evitados.

Coloque no carrinho

- Bolachas e barrinhas de cereais integrais: cheias de fibras, que saciam e fazem o intestino funcionar, elas são ótimas opções para refeições intermediárias.

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- Frutas, legumes e folhas: saudáveis e ricas em uma variedade extensa de nutrientes.

- Molho de iogurte: além de dar um gostinho delicioso à salada, eles somam poucas calorias.

- Chás: são uma boa alternativa para quem não bebe muita água estimular o sistema urinário e eliminar toxinas.

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- Geleias light: adoçam a dieta e possuem nutrientes oferecidos pelas frutas.

Substituições inteligentes
- Pão integral light: em relação ao pão integral tradicional, o light tem mais fibras, boas para o intestino, e menos sódio, o que é interessante para quem está de olho na pressão arterial.

- Leite desnatado: comparada à opção integral, a diferença está na quantidade de gordura, que é menor.

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- Queijo branco: troque mussarela, cheddar e parmesão por minas, cottage e ricota, mais magros.

- Iogurtes light ou desnatados: como os derivados do leite, as versões light dos iogurtes fornecem boas doses de cálcio com pouca gordura.

- Creme vegetal light: pode substituir a manteiga, rica em colesterol, gordura saturada e calorias. O creme não apresenta colesterol e tem baixa quantidade de gordura saturada.

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- Legumes in natura: para serem conservados, os enlatados recebem uma dose extra de sódio. Além de mais saudáveis, os legumes in natura possuem melhor sabor e textura.

Armadilhas
- Biscoitos: a maioria dos biscoitos de água e sal é feita com farinha refinada, que não contém fibras e faz você sentir fome mais rapidamente. Prefira os integrais.

- Sucos de frutas: eles são uma excelente bebida, mas os vários copos por dia podem prejudicar a dieta, pois são calóricos. Consuma-os só com comida e beba água ou chá sem açúcar no resto do tempo.

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- Frutas secas: os pacotinhos são lanches práticos, mas, como as frutas ficam reduzidas e leves, é fácil exagerar nas porções, que também são calóricas.