PUBLICIDADE

Cacau Protásio já emagreceu dez quilos: "agora até aprendi a beber água"

A atriz perdeu esse peso em mais de três meses sem recorrer a dietas malucas e se privar do que gosta

Cacau Protásio no Dieta e Saúde - Divulgação
Cacau Protásio no Dieta e Saúde - Divulgação

Cacau Protásio é como a maior parte dos brasileiros: esbanja bom-humor, sempre batalhou pelo que tem e adora comer bem. O problema é que, como todos nós, muitas vezes ela já abusou quando o assunto é alimentação. "Quando eu morava com a minha mãe comia de tudo, parecia que saia refrigerante pela torneira, de tanto que eu tomava", conta a atriz, que está no ar na Rede Globo, trabalhando na novela "Joia Rara".

Mas Cacau decidiu mudar esses padrões e emagrecer de uma forma saudável, para ter mais resistência e pique para as atividades do dia a dia. E para isso se aliou ao Dieta e Saúde, um programa de emagrecimento online que usa o conceito de dieta dos pontos e que possibilita a ela fazer escolhas mais saudáveis e ao mesmo tempo sem se privar daquilo que gosta, desde que consuma essas delícias de forma consciente e em pequenas quantidades. A atriz está compartilhando todas as suas experiências em seu blog na comunidade do site e aproveitando para interagir com os assinantes do site e pegar dicas.

Como resultado ela perdeu 10 kg em mais de três meses e já está sentindo o efeito nas roupas. "Antes eu ia a algumas lojas e não conseguia vestir o tamanho GG ou XG, apenas em lugares especializados em plus size. Agora já encontro meu tamanho em outras lojas", comemora. "Minha camareira do trabalho inclusive percebeu isso pelo tamanho dos meus figurinos, e até me perguntou o que eu estou fazendo", finaliza a atriz, que está até indicando o programa. Veja na entrevista exclusiva a seguir quais as metas e expectativas da Cacau nesse caminho de emagrecimento e que impressões ela teve até agora do programa:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que te motivou a emagrecer?

"Eu não bebia água de jeito nenhum e agora passei a tomar muito mais. Tanto que eu comecei a ir mais ao banheiro! Fiquei com medo de ser uma cistite ou outro problema, mas era por ingerir mais líquido mesmo!"

R. Depois que eu participei da Dança dos Famosos 2013 [quadro do programa Domingão do Faustão, na Rede Globo], eu perdi um pouco de peso e já consegui fazer atividades que antes eu tinha dificuldade. Então pensei: se eu ficar mais leve, conseguirei fazer ainda mais. Também quero ter mais saúde e resistência física, afinal eu sinto dores nas pernas e não tenho fôlego para grandes caminhadas. E tem o motivo estético, poder usar salto alto, que antes eu não conseguia, e usar roupas bonitas, que raramente encontrava no meu tamanho. Por fim, eu também quero ter um filho, e acredito que quando ele ficar maior, não vou conseguir acompanhar o ritmo. Mas não almejo ficar magérrima: minha meta é chegar ao manequim 44 a 46.

O preconceito com pessoas acima do peso já afetou sua vida e sua carreira?

R. Não, graças a Deus sempre trabalhei com o que eu queria e consegui trabalho. Sabemos que o mercado, ainda mais aqui no Rio de Janeiro, às vezes não contrata pela aparência, mas eu nunca passei por isso. Mesmo na TV, não tive problemas com o meu peso nos papeis que eu já fiz.

Você tem medo de perder a imagem que você já tem com o público?

R. Eu acredito que isso não mude. Tudo também depende da forma como você está emagrecendo e também do porquê: se sabem o motivo a confiança não muda e as pessoas até incentivam. Contei do Dieta e Saúde para a camareira do meu trabalho e a filha dela já assinou. Acredito que as pessoas vão ver o resultado em mim e assim ir atrás de uma mudança também.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Você já tentou emagrecer antes?

Cacau Protásio no Dieta e Saúde - Divulgação
Cacau Protásio no Dieta e Saúde - Divulgação

R. Sim, inclusive consegui perder bastante, mas depois engordei tudo de novo. Já fiz dieta do tipo sanguíneo, da proteína, da sopa, e eu sempre ganhava o peso depois. Chega uma hora que você não aguenta a privação e quer comer tudo, até pedra! (Risos)

Já começou a sentir diferenças no seu estilo de vida e dia a dia?

R. Quando eu morava com a minha mãe, comia de tudo e parecia que saia refrigerante pela torneira, de tanto que eu tomava. Eu não bebia água de jeito nenhum e agora passei a tomar muito mais. Tanto que eu comecei a ir mais ao banheiro! Fiquei com medo de ser uma cistite ou outro problema, mas era por beber mais água. Além disso, meu organismo começou a funcionar melhor e eu desinchei bastante. Antes eu ia a algumas lojas e não conseguia vestir o tamanho GG ou XG, apenas em lugares especializados. Agora já consigo encontrar meu tamanho em outras lojas. Também passei a ser mais consciente sobre o que eu como: tirei o refrigerante (algo que antes parecia impossível para mim), passei a usar adoçante e comer alimentos integrais, e agora eu olho a tabela nutricional dos alimentos antes de comprar, algo que eu nunca fiz antes! Acredito que mais para frente terei ainda mais disposição e energia, conseguirei fazer mais coisas e também andar mais bonita.

O que levou você a escolher Dieta e Saúde?

"Agora eu tirei o refrigerante, passei a usar adoçante e comer alimentos integrais, e olho a tabela nutricional dos alimentos antes de comprar, algo que eu nunca fiz antes"

R. O que mais gostei no Dieta e Saúde é que ele não proíbe nada. Claro, nós sabemos que açúcar e refrigerantes engordam e que é preciso tirá-los do cardápio, mas fora isso você pode comer de tudo, desde que em pequenas quantidades. Assim você não enjoa. Além disso, o programa incentiva a comer na hora certa e fazer trocas mais saudáveis. Não deixei de comer meu estrogonofe, por exemplo, mas troquei o creme de leite da receita por creme de ricota. Assim eu não sofro. Se eu sentir vontade, não vou me privar, mas vou reduzir a quantidade!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Que desafios você acha que vai encontrar durante a dieta?

Cacau Protásio no Dieta e Saúde - Divulgação
Cacau Protásio no Dieta e Saúde - Divulgação

R. Eu gosto muito de comer, às vezes eu nem tenho fome, mas vontade de comer algo. Pelo fato de eu comer na hora certa e não me privar de nada, isso acaba ficando controlado, eu não deixo o cheiro me levar. Eu acabo também procurando alimentos que me fazem bem. Uma dificuldade inicial foi a rotina de trabalho: no começo eu me senti atrapalhada, não sabia o que comer, o que eu podia levar. Muitas vezes eu me perdia e comia mais rápido, sem prestar atenção. Mas o meu trabalho me permite levar lanches, e hoje sempre levo uma bolsinha com gelatina e frutas e faço escolhas mais saudáveis no buffet que tem lá. Deixo um despertador que me avisa os horários certos para comer, consegui administrar a dieta com o trabalho e não sofro mais.

Como você encara dividir com todos os assinantes do Dieta e Saúde o andamento da sua dieta?

R. Essa experiência é muito boa! Eu troco figurinhas com os assinantes do Dieta e Saúde e, como tem gente lá há mais tempo, é mais fácil eles me ajudarem do que eu ajudá-los, então pergunto o que fazer, peço ajuda para contar os pontos e recebo muito incentivo. Eu conto tudo, o que eu acerto, o que erro... Não consigo dizer que estou comendo só alface, afinal eu venho de uma falta de educação alimentar muito grande, e se eu disser que mudei de um dia para o outro, estarei mentindo. O bom de contar os deslizes é que você tem uma troca: as pessoas contam suas experiências e dão conselhos. É muito bom ver gente que não te conhece, mas que torce por você!

Aliás, como você está lidando com esses pequenos deslizes que ocorrem com todo mundo que faz dieta?

"Uma dificuldade inicial foi a rotina de trabalho: no começo eu me senti atrapalhada, não sabia o que comer, o que eu podia levar, mas já agora consegui administrar e não sofro mais"

R. Antes eu era mais desencanada com o que eu comia, mas depois do Dieta e Saúde eu me sinto culpada em exagerar. Logo que comecei com a reeducação, ia comer em lugares que serviam um sanduíche até que saudável, mas ele sempre vinha acompanhado de fritas e eu pedia um suco maior. Mas hoje eu penso que eu posso comer menos, tenho a consciência de que uma bebida de 300 ml vai me saciar da mesma forma que uma de 500 ml. Eu também era bem esganada, terminava meu prato, mas achava que ainda queria comer mais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)