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Abandone o cigarro e mantenha a forma

Umas das grandes desculpas para não largar o vício que oferece diversos prejuízos para saúde é o medo de engordar

Conhecer os prejuízos do cigarro e lutar contra o vício não é uma tarefa muito fácil. E uma das desculpas mais utilizadas para não ir em frente é o aumento de peso. O medo de engordar aflige homens e mulheres que temem perder a forma, mas a boa noticia é que essa desculpa pode ficar pra trás já que existem diversas maneiras de abandonar esse vício e continuar com o peso em dia.

De acordo com a consultora esportiva Stella Krieger, há sim a possibilidade do ganho de peso após a parada com o cigarro, mas esse problema pode ser revertido facilmente com a combinação de exercícios físicos e a conquista de hábitos alimentares saudáveis. Determinação é a palavra chave. Quem fuma está prejudicando um bem que não tem preço o próprio corpo , comenta. Quando o organismo sente falta da nicotina, ele inicia um processo de abstinência que gera dores de cabeça além de crises de irritabilidade e ansiedade. Durante a prática da atividade física, são liberadas endorfina e serotonina, hormônios que proporcionam sensação de prazer semelhante à provocada pela nicotina , complementa Stella.

Outro ponto que precisa ser analisado são as características de cada um. Segundo a nutricionista Gabriela Motta, há relatos de pessoas que chegaram a engordar de seis a 10 quilos após parar de fumar. Mas bons hábitos podem reverter este quadro. Tenho uma paciente que parou de fumar há 10 anos e conseguiu perder oito quilos ao aliar alimentação balanceada com exercícios físicos , afirmou.

Os benefícios do abandono do cigarro são muitos, e rápidos. Apenas 20 minutos após parar de fumar, a pressão sanguínea e a pulsação do indivíduo voltam ao normal; após duas horas já não há mais nicotina circulando no sangue; após oito horas o nível de oxigênio do sangue se normaliza; após 24 horas os pulmões voltam a funcionar melhor e após dois dias o olfato e o paladar já começam a se recuperar.

É comum que haja uma substituição do cigarro por algum outro hábito. Mas que seja por um hábito saudável, que vá proporcionar melhorias gerais para o corpo e mente , finaliza Stella.

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