Dor nas articulações

Visão Geral

O que é Dor nas articulações?

Sinônimos: artralgia

A dor nas articulações, também chamada de dor articular, é uma sensação de desconforto, dor ou incômodo em uma ou mais articulações do corpo. Dor nas articulações pode ocorrer com ou sem movimento muscular e pode ser grave o suficiente para limitar o movimento. As pessoas também costumam descrever a dor nas articulações como desconforto, inflamação, sensação de queimação ou rigidez.

As articulações são estruturas complexas incluindo, além das extremidades ósseas, cartilagem, membrana sinovial, ligamentos, tendões e bursas e é graças a elas que conseguimos nos mexer. As articulações se movimentam constantemente, de modo que problemas não são incomuns nessas regiões.

Causas

A dor nas articulações pode ser causada por vários tipos de lesões ou doenças. Independentemente da causa, a dor nas articulações pode ser muito incômoda.

Artrite reumatoide é uma doença autoimune que causa rigidez, dor e inflamação nas articulações. A osteoartrite envolve o crescimento dos osteófitos (chamados de “bico de papagaio” quando aprecem na coluna) e a degeneração da cartilagem de uma articulação. É a causa mais comum de dor articular em adultos com mais de 45 anos.

A dor articular também pode ser causada por bursite (inflamação das bursas). As bursas são bolsas cheias de líquido que protegem e absorvem o impacto sobre das proeminências ósseas, permitindo que os músculos e tendões se movimentem livremente sobre o osso.

Inúmeras outras causas podem estar por trás da dor nas articulações. Veja:

  • Doenças autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus
  • Condromalácia patelar
  • Gota (especialmente no dedão do pé)
  • Doenças infecciosas, que incluem -Síndrome viral de Epstein-Barr
  • Hepatite A, B ou C
  • Gripe
  • Doença de Lyme
  • Sarampo
  • Caxumba
  • Parvovirose
  • Febre reumática
  • Rubéola
  • Varicela (catapora)
  • Lesões, inclusive fratura
  • Osteomielite
  • Artrite séptica
  • Tendinite
  • Esforço fora do normal ou uso excessivo, incluindo tensões ou torções.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Entre em contato com um médico se você:

  • Tiver febre não associada a sintomas de gripe
  • Tiver perda de peso não intencional
  • Apresentar dor nas articulações durar com mais de três dias de duração na mesma articulação
  • Sentir dor forte e inexplicada nas articulações, especialmente se tiver outros sintomas inexplicados.

Na consulta médica

Entre as especialidades que podem diagnosticar uma dor nas articulações estão:

  • Clínica médica
  • Ortopedia
  • Reumatologia
  • Traumatologia
  • Imunologia.

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade.

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Qual articulação dói?A dor está em um lado ou nos dois lados?
  • Há quanto tempo você está sentindo dor?Você já teve essa dor antes?
  • A dor começou de repente e muito forte ou devagar e levemente?
  • A dor é constante ou ocasional?A dor ficou mais forte com o tempo?
  • Você sabe afirmar o que deu início à dor?
  • Você lesionou alguma articulação?
  • Teve alguma doença ou febre recentemente?
  • Descansar a articulação reduz ou piora a dor?
  • O movimento da articulação reduz ou piora a dor?
  • Algumas posições são cômodas? Manter a articulação elevada ajuda?
  • Medicamentos, massagens ou aplicação de calor reduzem a dor?
  • Que outros sintomas você apresenta?
  • Sente alguma dormência?
  • Consegue dobrar e endireitar a articulação? Sente a articulação rígida?
  • Suas articulações ficam rígidas de manhã? Se sim, por quanto tempo?
  • O que diminui a rigidez?.

Tratamento e Cuidados

Cuidados

Quem nunca sofreu com dores nas costas, nos joelhos ou nos ombros? Dores crônicas nessas regiões do corpo atingem aproximadamente 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Quando não é tratada, essa dor e inflamação nas articulações podes evoluir para doenças graves, como a osteoartrite. Diferente do que se pode imaginar, não é somente a terceira idade que precisa ficar atenta - as dores nas articulações podem atingir qualquer faixa etária. Se as articulações começarem a doer sem motivo aparente, uma das principais recomendações médicas é aplicar calor ou gelo para aliviar a dor. Caso a dor não diminua, o ideal é sempre consultar um médico para determinar se existem problemas mais sérios. Confira os cuidados que você pode adotar para tratar as dores nas articulações e, ainda, prevenir que esse desgaste evolua para uma doença no futuro - embora não exista nada que de fato previna alguma doença articular:

Dor nas articulações pode ser amenizada com exercícios físicos

Controle o peso

Estar acima do peso pode aumentar a pressão sobre as articulações. O aumento de peso também pode alterar a maneira de andar da pessoa, intensificando as dores. Além disso, a obesidade normalmente está associado a hábitos sedentários e músculos menos tonificados - fatores que pioram a sobrecarga nas articulações. Uma alimentação saudável e exercício físico regular são essenciais para manter as articulações saudáveis.

Faça exercícios

A prática de exercícios físicos é essencial para manter as articulações funcionando bem, já que as eles ajudam a melhorar o equilíbrio e controlar o excesso de peso. Além disso, exercícios que fortalecem os músculos diminuem a sobrecarga nas articulações e favorecem o alívio de dores. Músculos fortes dão maior estabilidade ao corpo, tirando a tensão de articulações. Ao iniciar as atividades físicas opte por exercícios de baixo impacto, como bicicleta, natação ou caminhada, para reduzir a pressão sobre as articulações. O paciente também deve considerar a incorporação de exercícios de fortalecimento muscular em sua rotina, pois os músculos fortalecidos aliviam o trabalho das articulações.

Mudanças na dieta

A ingestão de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite e seus derivados, couve e espinafre, é importante para manter a densidade dos ossos, evitando e problemas como a osteoporose. Essa dupla ajuda a manter os ossos saudáveis.

Não fique o tempo todo sentado

Quanto mais as articulações são usadas, maior será sua lubrificação e sua eficiência. Por isso, pessoas que permanecem longos períodos sentadas possuem mais chances de sofrer dores nas articulações do corpo. Além disso, pessoas que se movimentam mais tendem a ter músculos mais alongados, fator que protege as articulações. A coluna é, ainda, a maior vítima das horas sem se movimentar. Procure levantar-se de tempos em tempos para alongar e a caminhar.

Largue o cigarro

A fumaça do cigarro diminui sua massa óssea, enfraquecendo suas articulações. Ossos fracos aumentam o risco de uma lesão. Além disso, o tabagismo aumenta a inflamação em seu corpo, que pode afetar as articulações e causar dores. Recentemente foi demonstrado que o tabagismo é um fator que aumento o risco de desenvolver artrite reumatoide e, possivelmente, um caso ainda mais grave da doença.

Dê um descanso para os pés

O salto alto, por concentrar praticamente todo o peso no corpo nos dedos e na ponta do pé, pode causar dores crônicas nessa região se for usado com muita frequência. O salto alto também provoca uma mudança em toda a mecânica do caminhar, alterando o modo como o corpo se equilibra e sobrecarregando algumas articulações.

Alongue-se com mais frequência

A maioria das pessoas alonga-se um pouco antes ou depois de uma atividade física, mas o alongamento deve ser incorporado em sua rotina diária. Faça pausas durante o dia para manter seu corpo flexível e articulações com movimentos suaves. Você pode fazer alguns alongamentos básicos em sua mesa ou mesmo uma aula de ioga ou pilates - que juntam alongamento e exercícios.

Faça massagens

Relaxar a musculatura é bom para liberar a tensão muscular. Receber massagens regularmente ajuda a relaxar os músculos e articulações e ajuda você a se sentir revigorado. Você pode fazer uma automassagem, pedir para um amigo ou parente lhe ajudar ou então recorrer a um profissional.

Fontes e referências

  • Revisado por: Ieda Maria Magalhães Laurindo, reumatologista – CRM: 40755
  • Ministério da Saúde
  • Sociedade Brasileira de Reumatologia
  • Maria Ângela do Amaral Gurgel, reumatologista dos Hospital Sírio Libanês – CRM: 75184
  • Rodrigo Junqueira Nicolau, ortopedista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – CRM: 109368
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