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Transforme a vitamina de frutas na aliada perfeita para o verão

Mistura refrescante é nutritiva e hidrata nos dias de calor

Com a temperatura dos termômetros chegando às alturas, a melhor maneira de se refrescar é buscar aliados no combate ao calor. Prática de fazer, nutritiva e bastante saborosa, a vitamina de fruta, à base de leite, ganha força no cardápio da dieta, além de ser uma ótima combinação para hidratar.

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"No verão, suamos mais, sendo necessário repor água, vitaminas e minerais", explica a nutricionista da Consultoria RG Nutri, Cibele Crispim. "O leite já possui grande quantidade de água e, aliado à fruta, este volume fica ainda maior." A seguir, a nutricionista oferece cinco ótimos motivos para apostar na bebida turbinada, sem cair na mesmice de sempre provar o mesmo sabor.

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Confira 4 dicas de alimentação para o verão

O leite precisa estar no cardápio

Leite - foto: Getty Images
Leite - foto: Getty Images

Com o calor, bebidas quentes, que normalmente levam o leite, como o achocolatado e o cappuccino, são deixadas de lado para darem lugar a líquidos mais refrescantes. Porém, como salienta a nutricionista, é necessário buscar formas de repor o consumo do leite, que acaba caindo durante o verão. "O leite possui o cálcio, que beneficia os ossos, e estudos recentes mostram que previne a obesidade e doenças do coração", explica.

Versatilidade e inúmeras combinações

Frutas  - foto: Getty Images
Frutas - foto: Getty Images

Maçã, morango, abacaxi, manga ou maracujá, as vitaminas variam de acordo com o gosto de freguês. E, de acordo com a nutricionista, o ideal é colocar três frutas de cores diferentes na vitamina para ampliar a variedade de nutrientes. "Uma vitamina de morango, banana e maçã possui licopeno e potássio", explica.

Não precisa se concentrar somente nas frutas

Castanhas do Pará - foto: Getty Images
Castanhas do Pará - foto: Getty Images

Vá além delas. A nutricionista explica que é possível combinar a bebida com gengibre, castanha do Pará e até com verduras. A nutricionista sugere as seguintes combinações: leite, manga e gengibre ou leite, morango e castanha do Pará.

A nutricionista lembra que não existem muitas frutas verdes, que são ricas em flavonoides (Vitamina K e Vitamina E). Para equilibrar as vitaminas, use salsinha, rúcula e mostarda nas combinações. "Porém, vale lembrar que a quantidade deve ser pequena, apenas uma folha", recomenda a nutricionista.

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Perfeita para quem tem pressa

Vitamina - foto: Getty Images
Vitamina - foto: Getty Images

As vitaminas também são aliadas deste momento. A nutricionista afirma que é perfeita para quem tem uma rotina corrida. "É a chance de colocar vários nutrientes em uma mesma preparação", afirma Cibele.

Combinações de verão

Vitamina - foto: Getty Images
Vitamina - foto: Getty Images

Com o suor aparecendo a cada segundo, a perda de água e sódio aumenta. Como lembra a nutricionista, o leite é um dos alimentos que diminui esta perda. Além disso, vale apostar em determinadas frutas, mais refrescantes, para combinar com a vitamina. "Frutas cítricas, como abacaxi, laranja e tangerina, são fortes aliadas do verão", completa.

Receita 1

Banana - foto: Getty Images
Banana - foto: Getty Images

Vitamina de banana e maçã

Calorias:118,2

Ingredientes - 1,5 copo (requeijão) de leite desnatado - 1 unidade de banana prata picada - 1 maçã picada - Canela em pó a gosto - 1 colher (sobremesa) de me l.

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Modo de Preparo - Bata o leite desnatado, a banana, a maçã e o mel no liquidificador. Coloque em um copo e polvilhe canela em pó.

Receita 2

Coco - foto: Getty Images
Coco - foto: Getty Images

Vitamina de ameixa e coco

Calorias: 240

Ingredientes - 1,5 copo (requeijão) de leite desnatado - 1 pote de iogurte de coco - 2 ameixas secas sem caroço - 2 colheres (sopa) de aveia em flocos - Adoçante a gosto

Modo de Preparo - Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea. Sirva em seguida.

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Receita 3

Mamão - foto: Getty Images
Mamão - foto: Getty Images

Vitamina de mamão e maçã

Calorias: 257

Ingredientes - 1 xícara (chá) de leite de soja - 1 fatia fina de mamão papaya - 1/4 da unidade de maçã - 1 banana maçã - 1 colher (sobremesa) de aveia em flocos - 2 unidades de castanha de caju - 1 unidade de castanha de caju picada -Adoçante a gosto

Modo de Preparo Bata no liquidificador o leite de soja, o mamão, a maçã, a banana maçã, a aveia e as 2 unidades de castanha de caju. Coloque em um copo grande e polvilhe a castanha picada.