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Aproveite a ceia de Natal sem engordar

Com os truques das nutricionistas, dá para comer peru, castanhas e até panetone

Natal sem peru, farofa e um delicioso panetone de sobremesa? Dicas para uma ceia de Natal saudável não faltam, mas a maior parte delas exclui os alimentos típicos da comemoração e deixa sua festa muito sem graça.

VEJA TAMBÉM: Receita de salada natalina light

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O cuidado com as calorias é necessário, mas não precisa ser tão exagerado. "Preferir os cortes mais magros de carne, intercalar as refeições com frutas (para não pegar pesado demais nos doces) e dosar bem os acompanhamentos são maneiras de aproveitar a ceia sem muita restrição", afirma a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Espaço Nutrição, em São Paulo. Ela e outras especialistas ensinam como você faz para comer de tudo sem se assustar com a balança mais tarde

Prefira carnes magras

Peru - Foto Getty Images
Peru - Foto Getty Images

"Dentre as opções de carne características do Natal, as melhores são o peru, o lombo e o chester", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional. Segundo ela, 100 gramas de peru contêm aproximadamente 110 kcal; de lombo, 181 kcal; de chester, 130 kcal; de tender, 225 kcal e de pernil 196 kcal.

Tire a pele

Frango com pele - Foto Getty Images
Frango com pele - Foto Getty Images

Independente do pedaço que você escolher, lembre-se de deixar a pele de lado. Embora muitas pessoas a considerem a parte mais saborosa, ela concentra a maior parte da gordura. Segundo a nutricionista Roseli, Tirando a pele de uma coxa de frango de 100g, por exemplo, você elimina mais de 100 calorias.

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Combine oleaginosas

Oleaginosas - Foto Getty Images
Oleaginosas - Foto Getty Images

Oleaginosas são muito bem-vindas na dieta por serem ricas em proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, protegendo assim o sistema cardiovascular. O que nem todo mundo sabe é que elas são extremamente calóricas. "Em 30 gramas de nozes, por exemplo, há 212 kcal. A mesma quantia de castanhas do Pará contém 204 kcal", afirma a nutricionista Cátia. Por isso, ao invés de servi-las como aperitivos, combine-as com o arroz ou a salada, deixando esses alimentos mais saborosos.

Fique de olho na farofa

Farofa - Foto Getty Images
Farofa - Foto Getty Images

"A farofa pode ser um acompanhamento saudável, desde que sejam evitados alimentos como bacon, calabresa, ovos fritos e embutidos", explica Cátia Medeiros. Em vez deles, use a criatividade e prepare uma farofa com damasco, ameixa, uva passa e até castanhas. Também vale acrescentar vegetais como cenoura ralada, abobrinha e couve, que deixam sua receita mais leve e colorida.

Prepare opções de salada

Salada - Foto Getty Images
Salada - Foto Getty Images

A variedade de pratos quentes na mesa de Natal costuma ser enorme, mas pouca gente se ocupa em preparar mais de um tipo de salada. "Saladas são sempre as melhores opções de entrada, pois são ricas em micronutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, e ainda auxiliam na liberação do hormônio responsável pela sensação de saciedade", explica a nutricionista clínica Luciana Bruno. Começando a refeição pela salada, é menor o risco de exceder as calorias por comer demais quando for o momento do prato principal. Além disso, no verão não há nada melhor do que comer alimentos fresquinhos.s

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Prefira versões light

Panetone - Foto Getty Images
Panetone - Foto Getty Images

Se for consumir as versões tradicionais de panetone, prefira os de frutas e uva passa, evitando as receitas trufadas, com recheio de mousse e coberturas - e não adianta escolhre o light, pois a redução de calorias é mínima. Para os que querem ir além, vale apostar nas versões light ainda. Um pedaço de 80 gramas do panetone tradicional, por exemplo, contém 270 calorias, enquanto que a versão light apresenta 231 calorias. Já o que contém gotas de chocolate, oferece 370 calorias em um pedaço de 80 gramas e 258 calorias na versão light.

Explore as frutas natalinas

Damasco e ameixa - Foto Getty Images
Damasco e ameixa - Foto Getty Images

Frutas são sempre a melhor opção de sobremesa por serem pouco calóricas e fornecerem nutrientes importantíssimos para o nosso organismo. "A nectarina, por exemplo, é rica em antioxidantes, substâncias que protegem as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Isso dá a ela um papel importante no combate a doenças como câncer, hipertensão e problemas neurodegenerativos", esclarece Roseli Rossi. A uva, por sua vez, ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, melhorando a circulação graças a antioxidantes, como antocianinas e o resveratrol. Por fim, o damasco, reduz danos causados por toxinas ambientais, inibindo o crescimento de células cancerígenas e estimulando o sistema imunológico.