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Comer no trânsito engana a fome, mas pode atrapalhar a dieta

Evite os exageros e também saiba lidar com os prejuízos para a digestão

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Nas grandes cidades, o tempo médio gasto no trânsito é de duas horas. Os paulistanos são os que mais sofrem: 3 horas dentro do carro por dia. No meio de tanto congestionamento, a fome pode aparecer. Saiba como agir.

1. Posso me alimentar dentro do carro?

Evidentemente que se alimentar dentro do carro não é a atitude mais saudável. Comer e permanecer sentado pode prejudicar a digestão e, dependendo dos alimentos ingeridos, causar mal estar. Entretanto, como o tempo parado no trânsito nas grandes cidades é considerável, é possível ter bons alimentos para aplacar a fome quando ela aparecer e mesmo assim ter uma alimentação saudável.

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2. Dá para se alimentar no trânsito sem prejudicar a alimentação?

É até comum encontrarmos pessoas que fazem uma grande refeição, principalmente, café da manhã e almoço dentro do carro. Essa atitude não é a ideal e deve ser evitada. Um pequeno lanche, no entanto, é permitido. Hoje em dia há muitos alimentos que podem ser facilmente carregados na bolsa ou, até mesmo, ficar guardados no carro. E assim, quando a fome aparecer no meio do congestionamento, há o que comer.

3. Quais os melhores alimentos para comer no carro ou no ônibus?

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Entre os alimentos práticos e que podem ser consumidos no meio do trânsito estão:

- Sucos industrializados sem adição de açúcar ou light.

- Barrinha de cereais.

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- Frutas in natura (maçã, pêra banana). Para quem é mais disciplinado, dá para picar vários tipos de frutas e guardar em um potinho.

- Frutas secas. Cuidado somente com a quantidade ingerida. Como essas frutas têm baixa quantidade de água, a quantidade de calorias é maior.

- Biscoitos integrais em porções individuais.

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- Iogurtes light ou desnatados. Tenha sempre uma garrafinha de água por perto para manter a boa hidratação, principalmente, nos dias mais quentes.

4. Que alimentos devem ser evitados?

- Sanduíches, principalmente, os de redes de fast food.

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- Chocolates e doces.

- Biscoitos recheados.

- Snacks ou salgadinhos.

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- Salgados (coxinha, esfiha)

- Cerveja e refrigerante

Tabela de Pontos e Calorias

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Alimento Quantidade Calorias Pontos
Suco de uva Del Valle 1 unidade (200 ml) 126
Suco néctar de laranja minute maid mais Coca-Cola 1 unidade (200 ml) 96
Suco sabor maracujá fit Sufresh 1 lata (300 ml) 16
Suco de maçã Yakult 1 unidade (200 ml) 80
Coxinha de frango frita 1 unidade média (60 g) 169,8
Esfiha de carne 1 unidade média (80 g) 229,3
Barra de cereal banana aveia e mel light Trio 1 unidade (25 g) 90
Barra de cereal com pêssego e damasco light Taeq 1 unidade (25 g) 79
Biscoito salgado Club Social ervas finas 1 embalagem (25 g) 110
Biscoito recheado com chocolate mini Trakinas 1/2 embalagem (60 g) 286
Refrigerante Coca-Cola 1 lata (350 ml) 148,7
Refrigerante Coca-Cola zero 1 lata (350 ml) 0
Cheetos bola Elma Chips 1 pacote médio 270.6
Fandangos sabor presunto Elma Chips 1 pacote médio 294,2
Iogurte com polpa de morango pense light Batavo 1 unidade (200 ml) 13
Iogurte desnatado Itambé 1 unidade 94
Banana desidratada Presea 1/2 embalagem (27,5 g) 95,3
Maçã desidratada Presea 1 embalagem (30 g) 101
Cookies integrais castanha de caju Vitao 1 porção (30 g) 138

A tabela completa dos alimentos você encontra no Programa do Dieta e Saúde. Faça a sua avaliação gratuita e descubra como podemos te ajudar a atingir seu peso ideal.

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Sou Roberta Stella, nutricionista responsável pelo Programa de Emagrecimento Dieta e Saúde.