PUBLICIDADE

Minialcachofra com ricota e uva-passa

Uma entrada que faz qualquer refeição virar cinco estrelas

Ingredientes:
8 minialcachofras médias - 120g
2 colheres (sopa) de vinagre de maçã - 30ml
½ cebola pequena ralada - 35g
2 colheres (sopa) de uvas-passas claras sem sementes - 30g
100 g de ricota
2 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol - 20g
1 colher (chá) de zaatar - 1,5g
8 tomates-cereja em rodelas - 110g
Sal a gosto

Modo de Fazer 1. Tire os talos das minialcachofras e, com uma tesoura, corte a parte superior das folhas. Com cuidado, remova a região central das alcachofras, para recheá-las. Lave e coloque em uma tigela com o vinagre. Reserve.
2. Coloque em um prato fundo a cebola, as uvas-passas, a ricota, a metade do azeite de oliva, o zaatar e o sal. Misture com um garfo até ficar homogêneo.

Reserve.
3. Disponha as alcachofras em pé na parte superior de uma panela própria para cozimento a vapor e encaixe na parte de baixo (da panela) com água já fervente. Tampe e cozinhe por 25 minutos ou até as minialcachofras ficarem macias. Retire do fogo.
4. Montagem: arrume as minialcachofras nos pratos, distribua o recheio na parte central, regue com o azeite de oliva restante e sirva com os tomates-cereja.
Decore com manjericão.

Rendimento: 4 porções de 85 g

Tempo de preparo: 15 minutos (mais 25 minutos de cozimento)
Valor nutricional por porção: 115 Kcalorias; 7,5 g de carboidratos; 3,5 g de proteínas; 8,5 g de gorduras totais (3 g de saturada, 4,5 g de monoinsaturada e 0,5 g de poliinsaturada); 13 mg de colesterol; 1 g de fibras; 0,5 mg de ferro; e 64 mg de cálcio

Foto: André Ctena



Você tem alguma dica especial para preparar alcachofra?