PUBLICIDADE

Keyla perdeu 7 kg e conseguiu controlar a cirrose

Keyla Martins aproveitou o diagnóstico da doença para mudar de vida e melhorar a saúde

Veja como Keyla perdeu 7 kg e ganhou saúde - Foto: Arquivo Pessoal
Veja como Keyla perdeu 7 kg e ganhou saúde - Foto: Arquivo Pessoal

Muitas pessoas precisam de um baque na vida para mudar. No caso de Keyla Martins, médica veterinária, tudo começou em uma consulta médica em que ela foi diagnosticada com cirrose hepática. "Descobri esse problema porque tinha dores no fígado, e nos exames laboratoriais minhas enzimas hepáticas (TGO e TGP) sempre deram altas, então procurei um hepatologista e fiz uma biópsia", relata Keyla.

No começo o diagnóstico foi desesperador para ela. "O médico disse que não tinha cura, e nem tratamento, o que podíamos fazer era estagnar o progresso da doença", relembra a embaixadora. Mas a única forma de fazer isso era melhorando a alimentação e emagrecendo. E foi o que ela fez, mudou de hábitos e perdeu 7 quilos com o programa de emagrecimento Dieta e Saúde!

Mudança de hábitos

Keyla tem diabetes tipo 2, mas não se cuidava como deveria. "Minha alimentação não tinha alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, que eu não comia nunca. Comia pizza toda semana, chegando até quatro ou cinco pedaços por vez e sempre pedia lanches, como x-tudo ou x-bacon", explica Keyla, que estava com os níveis de glicemia acima do considerado saudável.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Até que a veterinária decidiu que iria reverter o quadro de cirrose e tratar melhor de sua diabetes mudando seus hábitos. E, assim, ela se inscreveu no Dieta e Saúde. "Eu fiquei alguns meses 'paquerando o DS', depois resolvi assinar. Entrei motivada pelas receitas, pois eu amo cozinhar e queria achar receitas que fossem mais saudáveis", recorda.

Graças à comunidade e ao diário de pontos, ela foi aprendendo melhor que alimentos faziam bem e mal para a saúde, e, aos poucos, introduzindo os vegetais e frutas, além de reduzir a frequência dos lanches. "Hoje, como apenas dois pedaços de pizza e raramente faço frituras lá em casa, algo que antes eu fazia sempre", comemora Keyla.

Além disso, ela incluiu mais exercícios no dia a dia. Já fez hidroginástica, body jump e no momento pratica CrossFit duas vezes por semana, um tipo de treino que estimula força física e flexibilidade com a combinação de diferentes exercícios para um condicionamento físico completo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Resultado na saúde

A mudança de hábitos fez com que Keyla emagrecesse 7 quilos. Mas os resultados maiores foram em sua saúde. "Nunca mais tive azia, refluxo ou falta de ar. Eu também tinha dores no fígado e dores de cabeça constantemente, mas, depois da reeducação alimentar, tudo isso sumiu", ressalta. Os exames também melhoraram muito e todos os resultados ficaram dentro do considerado saudável, inclusive a sua glicemia e os hormônios ligados ao funcionamento do fígado, como o TGO e o TGP. Além disso, ela sentiu melhores resultados em sua saúde como um todo, tendo mais disposição e ânimo.

Depois de alcançar seu objetivo, Keyla acabou maneirando e recuperou alguns quilos perdidos. No entanto, os hábitos saudáveis continuaram, pois o quadro de cirrose ainda está controlado e estável e seus exames permanecem saudáveis. Sua meta atual é perder novamente esse peso e chegar aos 75 quilos.

Ela enfrenta bem as dificuldades em seu caminho. Sua frase de motivação é "seja mais forte do que sua melhor desculpa". Keyla tenta ter isso em mente sempre, motivando seus amigos no DS da mesma forma. "Vivo uma fase em que quero logo perder novamente esses cinco quilos... e quando algo não dá muito certo, se dou uma 'jacada' ou falto a academia, não fico remoendo, viro a página e uso a nova página em branco pra escrever meu novo dia, procurando fazer tudo certo", motiva Keyla.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)