PUBLICIDADE

Alimentos crus

Alguns mitos relacionados à alimentação podem interferir na saúde do brasileiro. E um deles diz respeito à falsa idéia de que todo alimento cru faz bem. A verdade é que é preciso tomar muito cuidado antes de consumir um alimento sem cozimento e algumas dicas de preparo podem prevenir problemas futuros.

A médica nutróloga Ellen Simone Paiva, destaca algumas sugestões: "devemos lavar bem o alimento, de preferência em água corrente e com sabão. Podemos usar uma escovinha. Além disso, devemos deixá-lo de molho em solução de água ( 1 litro ) com vinagre ou cloro (1 colher de sopa). Esses alimentos devem ser guardados refrigerados para evitar a contaminação e a deterioração".

Isso não significa que comer alimento cru faz mal à saúde, só é preciso estar atento à sua procedência e prestar atenção em alguns sinais que indiquem sua qualidade.



Na hora de ir à feira, por exemplo, é importante verificar se as frutas não estão batidas, os legumes estragados e as verduras "passadas". Como estes são os principais alimentos que a gente tem o costume de ingerir cru, não custa ficar atento a alguns sinais.

Para variar a ingestão de nutrientes, deve-se consumir o mesmo alimento tanto na forma crua quanto cozida. Assim, aquelas vitaminas que se perdem quando expostas a altas temperaturas poderão ser repostas com o alimento cru.

Também é equívoco afirmar que o alimento cru tem digestão mais simples. Segundo Ellen, o mecanismo é exatamente o contrário. "O cozimento funciona como uma pré-digestão, tornando o alimento de mais fácil digestão. Isso é muito bem exemplificado com as carnes, cujo cozimento inativa substâncias tóxicas e aumenta sua digestibilidade", afirma.

Para ter uma alimentação saudável e rica em diversas vitaminas, a médica aconselha que a variabilidade seja ingrediente principal do cardápio. Aquela idéia do prato colorindo, mesclando tanto alimentos cozidos como crus, é o mais indicado em uma dieta balanceada. "Um bom prato deve conter alimentos de todos os grupos expressos na pirâmide alimentar", destaca.











NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)