PUBLICIDADE

Vinho e chá verde podem ser eficazes contra o câncer de próstata

Componentes dessas bebidas interrompem processo celular ligado ao câncer

Beber frequentemente uma taça de vinho tinto ou uma xícara de chá verde pode ajudar a combater o câncer de próstata, de acordo com um novo estudo publicado no periódico médico FASEB Journal. Os pesquisadores descobriram que componentes antioxidantes presentes nessas bebidas, os polifenóis, podem interromper uma via de sinalização celular ligada ao câncer de próstata, o que retarda ou mesmo interrompe o surgimento, a propagação e a progressão do câncer de próstata.

Além de reforçar o efeito preventivo do vinho tinto e do chá verde, a descoberta poderá levar ao desenvolvimento de medicamentos que possam tratar, retardar ou mesmo impedir o surgimento da doença.

"A via de sinalização não desempenha um papel apenas no câncer de próstata, mas também em outros cânceres, como câncer de cólon, câncer de mama e câncer gástrico," afirma Gerald Weissmann, um dos pesquisadores do estudo. Ele afirmou ainda que mesmo que futuros estudos venham a mostrar que beber vinho tinto e chá verde não seja tão eficaz nos seres humanos como se imagina, saber que os compostos presentes nessas bebidas interrompem esta via é um passo importante para o desenvolvimento de medicamentos que atinjam o mesmo objetivo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Enquanto forem tomados com moderação, todos os sinais mostram que o vinho tinto e o chá verde podem ser classificados como um dos mais potentes alimentos saudáveis que conhecemos.

Já foi comprovado que o consumo moderado de álcool e de chá está associado com um menor risco de declínio cognitivo em idades mais avançadas. Uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition no final do ano passado descobriu que chá verde, vinho tinto e chocolate são alimentos que melhoram o desempenho cerebral. Através da análise de 2 mil noruegueses com idade entre 70 e 74 anos, a pesquisa mostrou que os indivíduos que consumiam esses três alimentos com frequência apresentavam melhores resultados em teste cognitivos.

Além disso, outras pesquisas já haviam associado o chá verde como benéfico à saúde cardiovascular, como mostrou um estudo feito pela Escola Médica de Atenas, e eficiente para a proteção de diversos tipos de câncer, como o de mama e de pulmão, como sugeriu outro estudo da Chung Shan Medical University, em Taiwan. "Além de proteger o coração, os flavonoides presentes nos chás e no vinho bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores", diz a nutricionista funcional Camila Duran, da Clínica Pedrinola & Rascovski.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O câncer de próstata

O câncer de próstata é silencioso, sem sinais evidentes a não ser em estágios mais avançados, quando já está infiltrado em órgãos adjacentes, ou quando suas metástases em ossos, pulmão fígado se manifestam. Um reforço nas ações de diagnóstico poderia, por exemplo, ajudar a reduzir o câncer de próstata, que, segundo a pesquisa, é detectado no estágio inicial apenas em 7% dos casos. Quando o diagnóstico do tumor primário é feito logo, 90% dos pacientes têm uma sobrevida maior que cinco anos. Já se for detectado tardiamente, essa proporção cai para a metade.

A idade é um fator de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam, após a idade de 50 anos. Histórico familiar de pai ou irmão com câncer da próstata, antes dos 50 anos de idade, pode aumentar o risco de câncer em 3 a 10 vezes em relação à população em geral. Além do chá verde e do vinho, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, não só pode ajudar a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas metabólicas.