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Quem lê os rótulos dos alimentos é mais magro

Pesquisa prova que o hábito tem relação direta com o peso

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Quando você vai ao supermercado, prioriza quais tipos de alimentos? Os mais baratos, os de marca mais conhecida ou os que apresentam informações nutricionais mais alinhadas com a sua dieta? De acordo com um estudo publicado no periódico Agricultural Economics, este último exemplo de consumidor é o mais propenso estar dentro da faixa de peso considerada ideal. A descoberta é um alerta de que os rótulos dos produtos que você consome podem funcionar como aliados da dieta.

Para chegar a essa conclusão, uma equipe de cientistas analisou mais de 25.000 observações sobre saúde, alimentação e hábitos de compra da U.S. National Health Interview Survey. Um dos dados coletados falava sobre se as pessoas liam os rótulos dos alimentos e com que frequência faziam isso.

Os resultados mostraram que a ler informações nutricionais dos produtos tinha um impacto maior no peso de mulheres do que de homens. Assim, o público feminino preocupado com os produtos comprados apresentou um índice de massa corporal 1,48 pontos mais baixo do que as demais. Isso equivale a uma redução de 9 quilos no peso. Entre o sexo masculino, o número foi 0,12 ponto mais baixo entre os que liam os rótulos.

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Rótulos fornecem informações valiosas sobre a quantidade de calorias, assim como os níveis de sódio, gorduras, açúcar, proteínas, fibras, vitaminas e minerais essenciais naquele alimento. Longe de ser perda de tempo, o hábito pode contribuir para uma dieta mais equilibrada e, desta maneira, com a manutenção do peso saudável.

Aprenda o que querem dizer os rótulos

Escolher bem os alimentos é fundamental para controlar o peso, mas são tantas as informações nas embalagens dos produtos que você nem sempre sabe o que é relevante e o que querem dizer os itens daquela tabelinha. A nutricionista chefe do Dieta e Saúde, Roberta Stella, aceitou a missão de destrinchar o assunto e te ajudar a adotar esse hábito.

Calorias

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Embora usemos o termo calorias no dia a dia, a unidade correta se chama quilocalorias (kcal). São elas que fornecem energia para o corpo na forma de macronutrientes como carboidratos (4 kcal/g), proteínas (4 kcal/g) e gordura (9 kcal/g).

Carboidratos

Esses nutrientes são a principal fonte de energia do seu corpo. Eles podem ser divididos em monossacarídeos (frutose, glicose e galactose), dissacarídeos (sacarose, maltose e lactose) e polissacarídeos (amigo, dextrina, celulose e glicogênio). De todas as calorias ingeridas no dia, cerca de 50% deve vir dos carboidratos.

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Proteínas

A principal função das proteínas é auxiliar na formação das células, enzimas e hormônios do corpo. Os alimentos fontes de proteínas podem ser de origem animal (carnes e leite) ou vegetal (leguminosas, como feijão). Seja como for, elas devem totalizar de 15 a 20% da quantidade total de calorias ingeridas na dieta.

Gordura trans

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A gordura trans é um tipo de nutriente originado da gordura vegetal e submetida a um processo de hidrogenação para dar sabor, forma e textura aos alimentos. Por trazer riscos à saúde, sua ingestão deve ser limitada a, no máximo, 2g por dia.

Gordura saturada

A gordura saturada está relacionada ao aumento do colesterol ruim e, por isso, não deve ser consumida em excesso. Alimentos de origem animal são sua principal fonte, mas óleos, como o de coco, também são ricos nesse nutriente.

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