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Hortelã: conheça todos os benefícios e veja receitas

A folha também melhora a Síndrome do Intestino Irritável e reduz os gases

O hortelã possui ação expectorante  - Foto:Getty Images
O hortelã possui ação expectorante - Foto:Getty Images

A hortelã é uma planta muito popular por estar presente em chicletes, balas, drinks (como o mojito) e ser usada como tempero. Ela ajuda na digestão, a diminuir flatulências e a irritação no cólon, além de contar com ação expectorante.

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Existem diversas espécies de hortelã, somando mais de 25 tipos. As mais conhecidas no Brasil são Mentha Piperita, e a Mentha Spicata, mas também contamos com a Hyotis crenata. A diferença entre as espécies está no formato das folhas, dos caules, da coloração, do odor e do sabor.

Benefícios da hortelã

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Confira com mais detalhes cada um destes benefícios:

Evita a má digestão: A hortelã ajuda na digestão, porque reequilibra a produção e concentração de ácido clorídrico estomacal e das enzimas digestivas que são essenciais para a apreensão dos nutrientes. Além disso, a planta é fundamental na cicatrização da mucosa gástrica e intestinal. Portanto, o alimento também ajuda em casos de enjoos.

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O chá de hortelã ajuda a reduzir os gases - Foto: Getty Images
O chá de hortelã ajuda a reduzir os gases - Foto: Getty Images

Reduz os gases: Especialmente o chá de hortelã-pimenta ajuda a reduzir os gases. Isto porque esta planta medicinal possui propriedades que diminuem os movimentos peristálticos do intestino, evitando a expulsão dos gases.

Melhora a Síndrome do Intestino Irritável: Pesquisadores da Universidade de Adelaide, da Austrália, concluíram que a hortelã-pimenta ajuda a aliviar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável. Os resultados do estudo mostram como a hortelã ativa um canal anti-dor no cólon, acalmando a irritação inflamatória no trato gastrointestinal.

Ação expectorante: O mentol presente na hortelã se destaca pela ação expectorante. Assim, ajuda no alívio de tosses e congestão nasal. A pessoa pode fazer ou comprar um óleo de hortelã, que deverá ser passado no corpo; ou pode ingerir a hortelã em si ou balas de hortelã.

Principais nutrientes da hortelã

A hortelã é rica em diversos nutrientes. A folha possui boas quantidades de vitamina A, nutriente que é essencial para os olhos e a pele, previne infecções e tem forte ação antioxidante. As vitaminas do complexo B também estão presentes no alimento. Elas agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajuda o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. Além disso, são importantes para o desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso.

A planta ainda conta com boas quantidades de vitamina Cque melhora a imunidade, evita o envelhecimento da pele, previne derrames e proporciona resistência aos ossos.

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O fósforo, importante para a saúde dos ossos, o ferro, que ajuda a prevenir a anemia, e o potássio, que é essencial para o funcionamento celular, também estão presentes na hortelã.

Quantidade recomendada

A orientação é consumir cerca de 50 gramas de folhas de hortelã ao dia, o equivalente a duas colheres de sopa.

Como consumir a hortelã

A hortelã pode ser consumida na forma de folhas frescas. Vale colocá-la na salada, na sopa, como tempero do frango, carne vermelha ou peixe, na água aromatizada, batida com suco de frutas e nos chás.

O hortelã evita a má digestão  - Foto: Getty Images
O hortelã evita a má digestão - Foto: Getty Images

Chá de hortelã: Separe uma colher de sopa de folhas de hortelã. Coloque uma xícara de água para ferver. Quando estiver fervendo, coloque a hortelã e tampe. Deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e beba. O melhor horário para consumir este chá é durante a digestão.

Restrições da hortelã

Alguns estudos preliminares realizados em animais mostraram que a absorção de ferro pelas proteínas sanguíneas foi inibida quando o chá de hortelã-pimenta foi administrado. Portanto, pessoas com anemia e crianças devem ingerir o alimento com precaução.

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Contraindicações

A hortelã é contraindicada para gestantes, lactantes, pacientes com obstrução dos ductos biliares, pessoas com anemia, crianças menores de dois anos e pessoas com hipersensibilidade ao óleo essencial.

Riscos do consumo excessivo

O excesso de hortelã pode causar contrações uterinas, atrapalhar o sono, diminuição da sensibilidade, falta de ar e, em casos muito raros, causar asfixia em crianças e lactantes.

Receitas com hortelã

Creme de abóbora funcional

Suco vitaminado

Trouxinhas de abacaxi com hortelã

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Fontes:

Nutricionista Maria Eugênia Gutheil, consultora da Associação Brasileira de Indústria de Alimentos Dietéticos

Nutricionista Orion Araújo, especialista em Clínica Funcional e Esporte