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O que é Dor muscular?

Sinônimos: Dor muscular; Mialgia; Dor - músculos

A dor muscular é comum e pode envolver mais de um músculo. A dor muscular também pode envolver ligamentos, tendões e fáscias, os tecidos moles que conectam os músculos, ossos e órgãos.

Dor muscular: alivie o desconforto que acontece após atividades físicas

Consulte também:

Causas

As causas mais comuns de dor muscular são:

Getty Images Nossos músculos estão espalhados por todo o corpo
  • Lesão ou trauma incluindo luxações e torções
  • Uso excessivo: usar um músculo de forma excessiva, muito cedo, com muita frequência
  • Tensão ou estresse

A dor muscular também pode ser causada por:

  • Certas drogas, incluindo: Inibidores da ACE para reduzir a pressão arterial
  • Cocaína
  • Estatinas para reduzir o colesterol
  • Dermatomiosite
  • Desequilíbrios de eletrólitos como baixo potássio ou cálcio
  • Fibromialgia
  • Infecções, incluindo: -Influenza (gripe)
  • Doença de Lyme
  • Malária
  • Abcesso muscular
  • Pólio
  • Febre Maculosa
  • Triquinose (lombriga)
  • Lúpus
  • Polimialgia reumática
  • Polimiosite
  • Rabdomiólise

Considerações

A dor muscular está mais frequentemente relacionada a tensão, uso excessivo ou lesão muscular por exercício ou trabalho fisicamente desgastante. Nessas situações, a dor tende a envolver músculos específicos e começa durante ou logo após a atividade. Em geral a atividade que está causando a dor muscular é óbvia.

A dor muscular também pode ser um sinal de condições que afetam todo seu corpo, como algumas infecções (incluindoa gripe) e transtornos que afetam os tecidos conjuntivos por todo o corpo (como lúpus).

Uma causa comum de dor muscular é a fibromialgia, uma condição que inclui sensibilidade dos músculos e tecido mole ao seu redor, dificuldades de sono, fadiga e dores de cabeça.

Cuidados

Para dor muscular por uso excessivo ou lesão, repouse a parte do corpo e tome acetaminofeno ou ibuprofeno. Aplique gelo nas primeiras 24 a 72 horas de uma lesão para reduzir a dor e inflamação. Depois disso, o calor com frequência proporciona maior alívio.

Dor muscular por excesso de uso ou fibromialgia frequentemente respondem bem à massagem. Exercícios leves de alongamento após um longo período de repouso também são úteis para dor muscular.

Exercícios regulares também podem ajudar a restaurar o tônus muscular adequado. Caminhar, andar de bicicleta e nadar são boas atividades aeróbicas para praticar. Um fisioterapeuta pode ensinar exercícios para alongar, tonificar e exercícios aeróbicos para você se sentir melhor e ficar livre da dor. Comece lentamente e aumente a intensidade gradualmente. Evite atividades aeróbicas de impacto e levantar peso quando sofrer lesão ou estiver com dor.

Certifique-se de dormir o suficiente e tente reduzir o estresse. Ioga e meditação são maneiras excelentes de ajudá-lo a dormir e relaxar.

Se medidas caseiras não estiverem funcionando, seu médico pode prescrever medicação ou fisioterapia, ou encaminhá-lo a uma clínica especializada.

Se sua dor muscular for causada por uma doença específica, siga as instruções de seu médico para tratar a doença primária.

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Buscando ajuda médica

Contate seu médico se:

  • A dor muscular persistir por mais de 3 dias
  • Você apresentar uma dor forte, inexplicada
  • Você apresentar qualquer sinal de infecção, como inchaço ou vermelhidão em torno do músculo sensível
  • Você apresentar baixa circulação na área da dor muscular (por exemplo, em suas pernas)
  • Você tiver uma mordida de carrapato ou uma assadura
  • Sua dor muscular estiver associada com doses iniciais ou alteração na dose de um medicamento, como a estatina

Ligue para a emergência se:

  • Você apresentar ganho repentino de peso, retenção de água ou estiver urinando menos que o usual
  • Estiver com falta de ar ou dificuldade para engolir
  • Apresentar fraqueza muscular ou não puder mover qualquer parte do corpo
  • Tiver vomitado, estiver com o pescoço muito rígido ou tiver febre

Na consulta médica

O médico realizará um exame físico e fará perguntas sobre sua dor muscular, tais como:

  • Quando começou? Quanto durou?
  • Onde é a dor exatamente? É em todo lugar ou apenas em uma área específica?
  • É sempre no mesmo lugar?
  • O que melhora ou piora a dor muscular?
  • Outros sintomas ocorrem ao mesmo tempo, como dor na articulação, febre, vômito, fraquezamal estar, ou dificuldade de usar o músculo afetado?
  • Há um padrão para a dor muscular?
  • Você tomou quaisquer medicamentos ultimamente?

Exames que podem ser realizados incluem:

  • Hemograma completo (CBC)
  • Outros exames de sangue para verificar as enzimas musculares (creatina quinase) e possivelmente um teste para doença de Lyme ou transtorno do tecido conjuntivo

Fisioterapia pode ajudar.

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Prevenção

  • Faça aquecimento antes de se exercitar e resfrie depois.
  • Alongue antes e depois do exercício.
  • Beba muito líquido antes, durante e depois do exercício.
  • Se trabalhar na mesma posição a maior parte do dia (como sentada em frente ao computador), alongue pelo menos a cada hora.

Fontes e referências:

  • Filho JAF, Pestronk A. Muscle pain and cramps. Em: Bradley WG, Daroff RB, Fenichel GM, Jankovic J, eds. Neurology in Clinical Practice. 5a. ed. Philadelphia, Pa: Butterworth-Heinemann; 2008:cap 28.

  • Childers MK, Feldman JB, Guo HM. Myofascial pain syndrome. Em: Frontera, WR, Silver JK, Rizzo TD Jr, eds. Essentials of Physical Medicine and Rehabilitation. 2a ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2008: cap. 96.

  • Brinker MR, O''Connor DP, Almekinders LC, et al. Physiology of Injury to Musculoskeletal Structures: 1. Muscle and Tendon Injury. Em: DeLee JC, Drez D Jr, Miller MD, eds. DeLee and Drez''s Orthopaedic Sports Medicine. 3a ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2009: cap. 1, seção A.

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