PUBLICIDADE

Como a alimentação pode ser aliada quando se quer manter o foco

Quase 90% das mulheres que sofrem com problemas de trânsito intestinal sentem dificuldade de manter o foco, diz estudo

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

O foco é essencial para ter sucesso em diversas áreas. Ele contribui para melhores resultados no trabalho, nos estudos, nas relações pessoais, na prática de exercícios e para uma série de outras atividades. A alimentação certa mantêm o bom funcionamento do intestino, e isso pode ajudar a manter o foco. Por isso, veja quais são os alimentos que auxiliam no transito intestinal e que fazem bem para você no dia a dia.

Alimentos que melhoram o trânsito intestinal

O estudo Saúde Intestinal da Mulher - SIM Brasil realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) com 3.029 mulheres, em 10 cidades brasileiras, concluiu que 88% das mulheres que sofrem com problemas de trânsito intestinal tem falta de concentração.

A pesquisa também constatou que as principais causas para os problemas intestinais estão relacionadas a hábitos alimentares, estilo de vida e atitudes relacionadas à própria saúde. Portanto, para evitar eventuais perdas de foco, é muito importante alimentar-se bem e manter um trânsito intestinal adequado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Existem alimentos como Activia que são grandes aliados do trânsito intestinal. Ao saborear Activia, seu corpo recebe grandes quantidades do exclusivo bacilo probiótico DanRegularis. O bacilo é capaz de resistir às condições extremas do trato digestivo e alcançar o intestino de forma ativa e em quantidade suficiente para ajudar a manter o equilíbrio da flora intestinal.Isto não acontece com a maior parte das outras culturas de bactérias lácteas, que são destruídas pelos ácidos gástricos, o que faz com que Activia seja chamado de alimento probiótico e se diferencie dos iogurtes comuns.

Os alimentos ricos em fibras também contribuem para a melhora do trânsito intestinal. Por isso, invista em frutas, preferencialmente com casca, verduras, legumes, cereais integrais e leguminosas. Além disso, vale destacar a importância da ingestão de água para manter um bom transito intestinal.

Ovo

O ovo contribui para a melhora da concentração porque é uma das principais fontes de colina da dieta. A colina é utilizada na síntese da acetilcolina, neurotransmissor que auxilia a concentração e a memória.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A colina presente no ovo ainda proporciona outros benefícios para o cérebro. Isso porque ela é necessária para a síntese de fosfolípides, componente de todas as membranas celulares, que é importante para o desenvolvimento cerebral.

Café e outras fontes de cafeína

A cafeína, quando consumida em doses baixas a moderadas, tem ação estimulante. Assim, alimentos que possuem boas quantidades de cafeína em sua composição, como o café, o chá verde e o chocolate amargo, possuem o efeito estimulante que irá proporcionar melhora na concentração e consequentemente na capacidade de aprendizado.

Fontes de carboidratos

Ao ingerirmos carboidratos, temos glicose na corrente sanguínea constantemente, e essa é a principal molécula que fornece energia para as células do corpo. O cérebro é um dos órgãos que não funciona sem glicose disponível na corrente sanguínea. Quando há uma diminuição no consumo deste nutriente, há uma produção exagerada de corpos cetônicos, uma vez que o organismo utiliza proteínas como fonte de energia. Esses corpos cetônicos podem levar a uma intoxicação no indivíduo, causando sintomas indesejáveis como dores de cabeça, mau hálito, tremores e até desmaios.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quando os níveis de glicose no corpo estão corretos, o cérebro funciona melhor e a concentração também melhora. As principais fontes de carboidratos são os pães, massas, cereais, como aveia e arroz, e batata. Procure optar pelos carboidratos complexos. Por sua digestão ser lenta, os carboidratos complexos fornecem energia ao cérebro constantemente, auxiliando assim na concentração.

Peixes

Os peixes de águas profundas e frias, como o salmão e a sardinha, são ricos em ômega 3. Esta gordura poli-insaturada age na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios. Assim, ocorre a melhora do desempenho cognitivo, da atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro. O ácido graxo também conta com efeito vasodilatador e por isso ocorre o aumento do aporte de oxigênio e nutrientes.

Oleaginosas

As oleaginosas, como a castanha do pará, as nozes e a avelã, são ricas em selênio. Estudos mostram que este mineral tem um forte impacto sobre o cérebro. Pessoas com baixos níveis de selênio podem sofrer distúrbios na atividade dos neurotransmissores - substâncias produzidas pelo neurônio que tem como função levar informações de uma célula a outra - podendo até sofrer alterações de humor. O selênio ajuda substâncias como a serotonina, a dopamina e a acetilcolina, que são fundamentais para a transmissão de mensagens entre os neurônios e o bom funcionamento cerebral.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Carne vermelhas e folhas verdes

As carnes vermelhas, especialmente o fígado, e folhas verdes, como couve e brócolis, são ricas em ferro. A principal função do ferro no nosso organismo é ajudar a carregar o oxigênio para os tecidos, inclusive para o cérebro. Quando os níveis de ferro diminuem, o organismo fica com pouco oxigênio disponível, resultando em fadiga, perda de memória, concentração reduzida, apatia, perda de atenção e atenção reduzida no trabalho.