PUBLICIDADE

Lavar ou não o arroz antes de cozinhar? Nutricionista explica

Entenda como a lavagem do arroz pode interferir nas propriedades do alimento

Lavar o arroz é um hábito muito comum, tanto que não lavá-lo antes do preparo é considerado absurdo por algumas pessoas. Porém, em alguns casos, o cuidado para higienizar esse grão pode acabar surtindo um efeito negativo no resultado final do alimento.

De acordo com o nutricionista Breno Lozi, por ser um alimento seco, o arroz não se torna um veículo transitório para conduzir bactérias e outros micro-organismos. Por esse motivo, a lavagem do arroz antes do preparo se torna desnecessária.

O pó que o arroz branco solta, que muitos acham que pode ser sujeira ou resíduo de algum produto químico, são partículas do próprio alimento que se soltam do grão devido ao processo de polimento que ele passa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Lavar o arroz pode fazer com que ele perca alguns nutrientes. Além disso, o ponto de ebulição da água em fervura para cozinhar o arroz elimina qualquer micro-organismo nocivo à saúde que possa existir no momento", alerta Breno.

Por outro lado, alguns tipos de arroz mais processados precisam, sim, ser lavados antes do cozimento. É o caso dos parboilizados, que recebem clarificação, aromatizantes, conservantes e banhos industriais antes de serem embalados.

Além do tradicional arroz branco, o integral e até mesmo o parboilizado, existem outros tipos de arroz que contém nutrientes e finalidades diferentes. Conheça aqui 9 tipos de arroz para você experimentar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)