PUBLICIDADE

Hidratação - Isotônicos em excesso podem engordar

Que praticar exercício físico é fundamental para manter a forma e a saúde perfeita, a grande maioria já sabe. Mas nem todo mundo tem a consciência de que o corpo perde muito líquido durante a prática das atividades e precisa ser constantemente hidratado. Por outro lado, quem costuma repor o líquido perdido pelo organismo, precisa estar atento à quantidade e ao tipo de bebida ingerida.

Os isotônicos são os mais utilizados por aqueles que se preocupam em hidratar o corpo no decorrer dos exercícios. Mas a nutricionista Gláucia Braggion, especialista em nutrição esportiva, alerta: "o consumo excessivo de bebidas isotônicas, ao invés de proporcionar apenas a hidratação, pode provocar o aumento de peso".Segundo Gláucia, o conteúdo calórico dessas bebidas é muito alto e, caso o isotônico seja associado a uma dieta não-balanceada, pode garantir uns quilinhos extras. Para saber a quantidade ideal a ser ingerida, a nutricionista dá uma dica.

"Pese-se antes e depois da prática esportiva. Se o total de peso perdido for de um quilo, recomenda-se fazer a reposição com o mesmo volume de líquidos", explica. Ficar de olho na urina também ajuda nessa questão. Quando estiver muito escura é sinal de desidratação. Se o volume e a freqüência de eliminação estiverem reduzidos, é sinal de que se deve aumentar o consumo de líquidos.

Ela aconselha a beber isotônicos antes e durante as atividades físicas para evitar a desidratação, e após o exercício para repor as perdas. "A sede por si já é uma manifestação do organismo indicando que está faltando água. Quem pratica atividades físicas, deve ingerir líquido antes mesmo de sentir sede", afirma.

Apesar dos benefícios dos isotônicos na hidratação do corpo, não se deve substituir a água e os sucos consumidos no dia-a-dia por essas bebidas, uma vez que elas são pobres em vitaminas, minerais e fibras, além de possuírem calorias provenientes de açúcares. "É sempre preferível ingerir água associada a uma alimentação equilibrada", ressalta.

Já deu pra perceber que repor o líquido no organismo é fundamental. Para quem não gosta de isotônico ou prefere evitar o ganho de peso, a água mineral e a de coco são duas opções para a prática de atividades física de curta e média duração. Porém, os sucos de frutas diluídos devem ser usados com um pouco de restrição, pois, segundo Gláucia, demoram mais para serem absorvidos e podem causar algum desconforto gástrico durante o exercício.









NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)