PUBLICIDADE

Legumes e arroz integral protegem contra o câncer de cólon

Vegetais verdes e frutas secas também diminuem as chances dessa doença

Comer legumes pelo menos três vezes por semana, além de arroz integral pelo menos uma vez por semana, pode ajudar a reduzir as chances de tumores no cólon, diz um estudo feito pela Loma Linda University, na Califórnia (EUA), e publicado no jornal especializado em saúde Nutrition and Cancer. O alto consumo de vegetais de cor verde e frutas secas também foi associado à proteção contra essa doença.

O estudo, iniciado em 1977, foi feito a partir da observação dos hábitos alimentares de 2878 participantes. Os cientistas também tiveram acesso a exames médicos de todos os voluntários da pesquisa. Nesse período, 440 casos de câncer de cólon foram observados entre os pacientes.

Os autores do trabalho descobriram que as pessoas que comiam legumes e arroz integral com frequência tinham aproximadamente 40% menos chances de desenvolver câncer no cólon, se comparados com indivíduos que não tinham o costume de comer esse tipo de alimento. O estudo também mostrou que consumir vegetais e frutas secas pelo menos uma vez por dia diminui as chances da doença em aproximadamente 24%.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo os líderes da pesquisa, isso acontece porque esses alimentos são ricos em fibras, que ajudam a evitar esse tipo de câncer. Além disso, os legumes e vegetais também possuem composto desintoxicantes, que melhoram o funcionamento das células e protegem contra tumores.

Uma maçã por dia também ajuda

Uma pesquisa polonesa, divulgada na publicação European Journal of Cancer Prevention, sugere que comer maçãs regularmente também pode reduzir o risco de desenvolver câncer colorretal. Segundo a American Cancer Society, a doença é a terceira forma de câncer mais comum e a segunda que mais mata no mundo.

Depois de avaliar dois grupos de pessoas (592 pacientes com a doença e 765 sadios), os cientistas observaram a diminuição da chance de desenvolvimento do tumor naqueles que consumiram maçã diariamente - 0,65% menos de chances. Os pesquisadores disseram, ainda, que quem consumiu maçã mais de duas vezes por dia cortou os riscos de desenvolver o tumor pela metade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com o estudo, as propriedades de proteção estão ligadas ao alto teor da fruta de flavonoides, grupo de compostos químicos antioxidantes que evitam que moléculas ou radicais livres causem danos ao tecido e que inibem o aparecimento de tumores e a proliferação celular.