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Antioxidantes reduzem o risco de AVC em mulheres

Frutas, vegetais e grãos integrais não podem faltar no cardápio

Fazer uma dieta rica em alimentos fonte de antioxidantes, como vegetais, frutas e grãos integrais, pode diminuir as chances de uma mulher sofrer um acidente vascular encefálico (mais conhecido como AVC ou acidente vascular cerebral. De acordo com pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, o efeito é positivo mesmo que a pessoa já apresente um histórico de doença cardíaca ou AVC.

Ao final desse período, houve 1.322 casos de acidentes vasculares cerebrais entre as mulheres sem histórico de doença cardíaca ou derrame. Entre as mulheres com doença cardíaca ou acidente vascular cerebral anterior, houve 1.007 casos de AVC após um período aproximado de 10 anos.

Ao final desse período, houve 1.322 casos de acidentes vasculares cerebrais entre as mulheres sem histórico de doença cardíaca ou derrame. Entre as mulheres com doença cardíaca ou acidente vascular cerebral anterior, houve 1.007 casos de AVC após um período aproximado de 10 anos.

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As mulheres sem histórico de problemas e que ingeriram alimentos ricos em antioxidantes tiveram 17% menos chances de ter qualquer tipo de acidente vascular cerebral, em comparação com mulheres que comiam antioxidantes em menor quantidade. Esses resultados se mantiveram mesmo após os pesquisadores levarem em conta sedentarismo, tabagismo e outros comportamentos que podem afetar o risco de AVC.

Entre as mulheres com histórico de doença cardíaca ou derrame, aquelas que comeram e beberam os alimentos mais ricos em antioxidantes tiveram 45% menos chances de ter um acidente vascular cerebral hemorrágico ? que pode causar sangramento no cérebro devido a um vaso sanguíneo rompido ? do que as mulheres que comiam menos.

No entanto, mais estudos são necessários antes que os efeitos desse tipo de dieta no risco de AVC possam ser quantificados.

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Incluindo mais vegetais na dieta

Antes de começar a missão de incluir os vegetais na sua alimentação, é preciso variar as maneiras de prepará-los. "Os vegetais podem ser feitos cozidos, assados, refogados ou grelhados. Para dar mais sabor a esses alimentos, deve-se fazer uso de temperos e ervas", explica a nutricionista Roberta Stella. "Usar pouco óleo na preparação impedirá que o alimento ganhe muitas calorias. Dessa forma, os fritos, à milanesa e suflês devem ser evitados."

No seu prato preferido

Qual é seu prato predileto? Massas, lanches ou uma bela feijoada? Qualquer refeição comporta uma boa dose de vegetais. "Acostume-se aos poucos com os vegetais. Uma dica, para começar, é picar alguns deles nas receitas que aguçam o seu apetite". "Uma lasanha de berinjela ou um prato de feijoada acompanhado com uma porção de couve fazem parte das alternativas", explica.

Sopa encorpada

A sopa é uma maneira perfeita de camuflar os vegetais. "Podemos adicionar acelga, repolho, cenoura e couve-flor. E o lado positivo é que o gosto não fica tão forte, ajudando o paladar a se acostumar com os sabores", afirma. "Vale lembrar que devemos evitar adicionar grandes quantidades de batata ou mandioquinha na preparação, já que elas apresentam maior valor calórico", diz.

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Suco turbinado

Que tal um suco de laranja com beterraba? As misturas ficam deliciosas e o sabor da fruta prevalece, camuflando o vegetal. "Basta usar a criatividade para saborear um suco delicioso e ainda aproveitar todos os benefícios dos vegetais", recomenda Roberta. Experimente as opções de Laranja com rúcula e abacaxi com cenoura.