PUBLICIDADE

Dia do nutricionista é comemorado com palestras e oficinas gratuitas

Senac ensina alunos e profissionais a aplicar a sustentabilidade na cozinha

Para comemorar o dia do nutricionista, que acontece em 31 de agosto, o Senac São Paulo promove o evento Nutrição e Sustentabilidade, com atividades gratuitas em diversas unidades da capital, interior e litoral. Além de palestras e oficinas educativas, o Senac vai distribuir livretos com dicas sobre o tema e um caderno de receitas com tabela nutricional.

Os assuntos abordados no evento vão desde a otimização dos alimentos no preparo de receitas até a arquitetura das cozinhas, a fim de obter um projeto sustentável, interna e externamente. Nas oficinas, o aluno poderá aprender a congelar e reaproveitar os alimentos, além de preparar receitas com a utilização integral dos alimentos.

O intuito do evento é proporcionar a troca de experiências entre alunos e profissionais. A sustentabilidade é uma tendência em diferentes campos de atuação, principalmente na área de nutrição. O objetivo é oferecer um ensino de qualidade que prepare o aluno para as exigências da carreira, com conhecimento aplicado na prática , explica Carolina Figueiredo Pereira, coordenadora da área de nutrição do Senac.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para participar do evento Nutrição e Sustentabilidade, os interessados devem se inscrever nas unidades participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-8832000.

Aplique a sustentabilidade no dia-a-dia

Cascas, folhas e sementes apresentam um elevado valor nutricional, muitas vezes, superando os valores das partes freqüentemente ingeridas , informa Roberta Stella, responsável pela equipe nutricional do Minha Vida.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ela cita as cascas de frutas como exemplo, que são ricas em micronutrientes como ferro, cálcio e potássio. Além disso, a nutricionista reforça que diminuir o desperdício é um atalho rumo à economia.

O congelamento é mais uma forma de evitar o desperdício. Quando guardados da maneira correta, muitos alimentos têm sua vida útil prolongada. Uma dica simples é usar potes e sacos plásticos com essa finalidade e colocar sobre uma etiqueta com a data sobre a embalagem. É uma maneira de driblar o esquecimento, evitando que o alimento se deteriore com o tempo , aconselha a nutricionista Fernanda Brunacci, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-estar.

Para congelar os alimentos da forma correta, o primeiro passo é prestar atenção na temperatura do freezer. Ela deve ser, pelo menos, de -18ºC. Fernanda alerta que temperaturas superiores a esta aumentam a chance de reprodução de algumas bactérias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Vale lembrar que a grande maioria dos alimentos pode ser congelada, mas existem algumas exceções, como maionese, ovo, banana e pêra. Por conter muita água, a gelatina pronta também não pode ser congelada, já que forma uma crosta cristalizada. Nas batatas cozidas e vegetais consumidos crus, ocorre modificação de textura.

Na hora de congelar os alimentos, separe aqueles de boa qualidade e limpos daqueles que não estejam em boas condições. Assim você garante que a comida não seja contaminada. Acondicione todos eles em pequenas porções, dentro de potes ou sacos plásticos próprios. A quantidade ideal é a mesma para o consumo de uma refeição , ensina a nutricionista da Equilibrium.

Para controlar o tempo de congelamento, Fernanda reforça a dica de identificar os embrulhos com uma etiqueta, especificando a data de fabricação e a data de validade do alimento. Nunca recongele , frisa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)