PUBLICIDADE

Algumas calorias são mais prejudiciais à saúde que outras, aponta estudo

Certas calorias aumentam fatores de risco relacionados à obesidade e reforçam importância de analisar propriedades nutricionais dos alimentos

Um estudo publicado na revista Obesity Reviews, realizado por um grupo de 22 especialistas que participaram da Conferência Acadêmica da Fundação CrossFit 2017, constatou que o consumo de bebidas açucaradas aumenta o risco de doenças cardiometabólicas. O artigo faz uma vasta revisão das dietas atuais que podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os pesquisadores tinham como objetivo esclarecer se todas as calorias são iguais em relação aos efeitos de doença cardiometabólica e obesidade. Kimber Stanhope, o principal autor do estudo, afirma: "O que há de novo é que este é um grupo impressionante de cientistas com vasta experiência em nutrição e metabolismo concordando com a conclusão de que as bebidas açucaradas aumentam os fatores de risco cardiometabólicos comparados a quantidades iguais de amido".

Outro ponto interessante que foi consenso entre os pesquisadores, está relacionado à substituição do açúcar pelo adoçante. Os autores do estudo afirmam que o adoçante não promove ganho de peso em adultos. "Nenhum estudo humano sobre adoçantes não calóricos mostra aumento de peso", afirma Stanhope.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os especialistas também concordaram que o consumo de gorduras poliinsaturadas (n-6), que são encontradas em óleos vegetais, sementes e nozes, diminui o risco de doenças quando comparado com quantidades iguais de gorduras saturadas.

Porém, essa conclusão vem com uma ressalva. Os alimentos lácteos, como queijos e iogurtes, que podem ser ricos em gorduras saturadas, têm sido associados a um risco cardiometabólico reduzido. Stanhope afirma ainda ter um longo caminho para obter respostas precisas sobre os diversos problemas nutricionais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)