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Você sabe o que é preciso para retomar o treino e voltar à forma antiga?

Escolha da intensidade e repetições é diferente para quem era atleta e virou sedentário

É muito comum ver pessoas que praticavam exercícios regularmente, mas que por algum motivo, seja a rotina corrida, uma gravidez, desmotivação ou até preguiça, abandonaram o treino e agora não sabem muito bem como recomeçar. A boa notícia é que para esse grupo de ex-ativos é ainda mais fácil largar o sedentarismo.

Segundo o fisiologista do exercício Raul Santo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as pessoas, que assim como Ronaldo, já praticaram exercício de forma disciplinada, têm vantagens sobre os sedentários na hora de voltar à ativa. Mas muitos cuidados devem ser tomados para não abusar das articulações. Pronto para retomar o exercício? Responda ao quiz que o Minha Vida preparou para te ajudar. Confira!

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Quem já treinou muito, mas passou por um período de sedentarismo, tem mais facilidade em recuperar os músculos ao voltar a treinar?

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O peso a ser levantado:

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O número de repetições pode ser o mesmo de antes?

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E quanto à frequência semanal, pode ser igual à anterior?

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O risco de lesões, agora que o indivíduo está fora de forma, é:

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Se o exercício for aeróbico, como a corrida, o ideal é:

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Antes de voltar a fazer exercícios é importante: