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Jiu-Jitsu alivia estresse: veja outros benefícios e frases

Arte marcial também trabalha o corpo de forma completa e ajuda na perda de peso

O que é Jiu-Jitsu

Conheça os benefícios do jiu-jitsu - Créditos: Nomad_Soul/Shutterstock
Conheça os benefícios do jiu-jitsu - Créditos: Nomad_Soul/Shutterstock

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial baseada no uso do corpo como alavanca e no aproveitamento da força do adversário. Ele tem raízes na China e Índia, mas foi desenvolvido no Japão.

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Jiu-Jitsu brasileiro

Esta arte marcial chegou no Brasil em 1914, trazida pelo japonês Mitsuyo Maeda, também conhecido como Conde Koma. Ele ensinou o Jiu-Jitsu a Carlos Gracie. Com o tempo, a família Gracie foi adaptando esta arte marcial e a transformou no Brazilian Jiu-Jitsu, que é atualmente é a modalidade do Jiu-Jitsu mais praticada no mundo.

O Jiu-Jitsu tradicional é praticado em pouquíssimos lugares do mundo e é dividido em subestilos, sendo que alguns envolviam apenas torções, já outros somente quedas, etc. Já Brazilian Jiu-Jitsu abraça todas essas técnicas. Graças à família Gracie, o Brasil também se tornou o país referência do Jiu-Jitsu.

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O Jiu-Jitsu é a única luta fundamental para qualquer participante de Artes Marciais Mistas, o MMA. Apesar de existirem diversos campeonatos de Jiu-Jitsu, ele não é um esporte olímpico.

Significado

Durante um tempo o Jiu-Jitsu teve seu nome relacionado a brigas de rua. Porém, isto nada tem a ver com o que esta arte marcial prega. Jiu-Jitsu é um esporte de defesa e raciocínio e que permite que pessoas mais fracas e menores possam praticar a autodefesa. Além disso, ele ajuda a reduzir o estresse e manter a calma, verdadeiros praticantes do Jiu-Jitsu não se envolvem em brigas de rua e outros atos violentos do tipo.

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Golpes de Jiu-Jitsu

No Jiu-Jitsu são utilizados: golpes traumáticos, joelhadas, estrangulamentos, chaves em articulações (em que a articulação é forçada contra seu movimento natural), torções, pinçamentos (ato de pressionar locais sensíveis), imobilização e quedas.

Nas competições esportivas de Jiu-Jitsu golpes traumáticos, como socos e chutes, são proibidos e algumas quedas também. Nestas competições, o tempo de luta varia de acordo com a faixa dos atletas, podendo ir de 5 a 10 minutos e o vencedor é decidido por meio de pontuações ou a luta pode acabar antes se um dos competidores desistir.

Quimono e equipamentos

O Jiu-Jitsu geralmente é praticado com o quimono, algumas escolas também optam por uma camisa de elastano por baixo do quimono para proteger a pele. Ele ainda pode ser praticado apenas com uma bermuda. Não são utilizados equipamentos, apenas o próprio corpo.

Faixas de Jiu-Jitsu

Faixa Anos necessários de permanência Idade mínima Graus
Branca Não há Não há Faixa lisa + 4
Azul 2 anos 16 anos Faixa lisa + 4
Roxa Um ano e meio 16 anos Faixa lisa + 4
Marrom Um ano 18 anos Faixa lisa + 4
Preta 31 anos 19 anos Faixa lisa + 6
Vermelha e preta 7 anos 50 anos É o 7º grau da faixa-preta
Vermelha e branca 10 anos 57 anos É o 8º grau da faixa-preta
Vermelha Indefinido 67 anos 9º e 10º graus da faixa-preta

Fonte: International Brazilian Jiu-Jitsu Federation

Até a faixa-marrom a adoção do sistema para transição de graus fica a critério de cada professor. Da faixa-preta em diante é obrigatória a adoção do sistema de graus definidos pela International Brazilian Jiu-Jitsu Federation. O 10º grau (faixa-vermelha) só pertenceu aos irmãos Gracie Carlos, Oswaldo, George, Gastão e Helio, que foram pioneiros do Jiu-Jitsu.

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Benefícios do Jiu-Jitsu

Jiu-jitsu: arte marcial proporciona perda calórica e definição muscular

Ajuda a emagrecer: Uma sessão de Jiu-Jitsu pode queimar até 1200 calorias em uma hora. Por isso, esta arte marcial pode contribuir para a perda de peso.

Reduz o estresse: O Jiu-Jitsu é uma ótima válvula de escape e por isso ajuda a controlar o estresse. Uma pesquisa do USF College of Public Health, dos Estados Unidos, concluiu que a prática ajuda a reduzir o Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Trabalha o corpo de forma completa: Por envolver momentos de musculação e trabalhar resistência, potência e força pura, o Jiu-Jitsu é uma atividade muito completa e que, por isso, proporciona uma série de benefícios físicos, como melhora do sistema cardiorrespiratório. Além disso, ele também ajuda a deixar o corpo mais definido.

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Melhora a coordenação motora: Como o Jiu-Jitsu trabalha a lateralidade, capacidade de trabalhar os dois lados do corpo, ele desperta os sentidos de defesa e ataque. Com isso, os reflexos se tornam mais rápidos.

Cuidados ao realizar

É importante praticar o Jiu-Jitsu em uma academia confederada e federada. Para saber isto, basta entrar nos sites da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu ou da Federação de Jiu-Jitsu de seu estado e checar se a academia está inscrita lá.

Além disso, é importante praticar a arte marcial com a supervisão de um professor e respeitar os seus limites. Também é essencial consultar um médico antes de ir a uma academia de Jiu-Jitsu a fim de saber se está com condições de saúde para praticar a arte marcial.

Como são as aulas

Isto depende um pouco de cada escola de Jiu-Jitsu. Geralmente, ocorrem duas aulas por semana, sendo cada uma com cerca de 60 minutos. Alunos mais avançados tem mais uma sessão de 30 a 60 minutos.

Indicações

A única limitação para a prática do Jiu-Jitsu é a saúde. É essencial que a pessoa esteja saudável e tenha a autorização de um médico para praticar esta arte marcial.

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Riscos ao praticar o Jiu-Jitsu

As lesões mais comuns que ocorrem no Jiut-Jitsu são nas articulações. Também podem ocorrer lesões musculares.

Exercícios complementares

É indicado, especialmente para quem pretende se tornar um atleta de Jiu-Jitsu, complementar esta arte marcial com musculação, treinamento funcional ou aeróbico, como natação, corrida entre outros, para melhorar seu desempenho de forma geral.

Frases de Jiu-Jitsu

Confira algumas frases comumente usadas em ensinamentos de Jiu-Jitsu:

Referências:

Carlos Alberto Liberi, professor de Jiu-Jitsu da Gracie Barra, faixa preta sexto grau

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International Brazilian Jiu-Jitsu Federation